Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Câmara Setorial de Assuntos Aduaneiros e Portuários da Associação Comercial de Santos (ACS) levantará dificuldades encontradas relacionadas ao armazenamento e ao alto-custo para serem encaminhadas à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A decisão foi tomada na primeira reunião da Câmara do ano realizada nesta segunda-feira (10).
De acordo com o coordenador da Câmara, Rodrigo Luiz Zanethi, a ideia de retomar as reuniões foi para discutir questões aduaneiras e portuárias que são importantes para a região. "Esperamos, por meio da Associação Comercial, reunir as pendências e as dificuldades no setor. Assim ganharemos força para cobrar as autoridades. Para isso, ficou definido que em toda primeira quinta-feira do mês vamos nos reunir para trocar informações".
Até o próximo dia 17, a Antaq abriu consulta pública para obter contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento da proposta de metodologia de análise de reajuste e abusividade de preços dos terminais portuários autorizados e arrendados. "Irei reunir todas as ideias, sugestões e contribuições e encaminhar à Agência para que eles fiquem cientes dos problemas que enfrentamos aqui".
Além da questão do armazenamento, Zanethi lembrou que outros dois problemas, como a falta de infraestrutura e a insegurança jurídica dos contratos dos terminais, também devem ser analisados pela Câmara futuramente.