17 de maio de 2012

Desonerar a educação de quaisquer tributos

Precisamos gerar estratégias e programas de longo prazo, com metas específicas a serem atingidas. Temos de ousar e trazer ideias novas para que, no bojo de novos comportamentos e culturas, possamos criar um quadro que ajude a todos terem sucesso.” (Artigo do Sr. Ozires Silva, Reitor da Unimonte, publicado no Jornal A Tribuna em 15/4/2012).

Mais uma vez assistimos o veemente apelo do Dr. Ozires Silva, nosso particular amigo, a quem muito admiramos, , agora no COINFRA – Conselho Superior de Infraestrutura – FIESP, na reunião do dia 10/5/2012, presidida pelo conceituado e eminente ex-Senador Rodolpho Tourinho Neto, no sentido de que todos adotemos, por princípio, a norma comportamental importante, imperiosa e prioritária, de que a educação venha a ser desonerada de quaisquer tributos, pois não é admissível, como ocorre em pleno Século XXI, aceitarmos que assistamos os órgãos tributários dos Governos Federal, Estaduais e Municipais arrecadarem, em tributos e taxas, mais de um quarto dos valores pagos pelos alunos nas suas despesas com educação.

Por coincidência, participamos, no dia 11/5/2012, na Associação Comercial de Santos, das 18 às 20 horas, da 1.ª Reunião da Frente Parlamentar de Juventude da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo em favor das melhorias de políticas públicas em favor da juventude, presidida pela Deputada Estadual Telma de Souza, e na qual a secular Associação Comercial de Santos estava representada por seu Diretor do Núcleo de Jovens, Dr. Gustavo Pierotti, com cerca de mais de meia centena de participantes, na sua grande maioria lideranças da comunidade estudantil da Baixada Santista.

Em razão do nosso apoio às iniciativas sociais e do nosso envolvimento com as causas que são atuais para as indústrias, na qualidade de Presidente do Conselho Consultivo do SESI e do SENAI de Santos, idealizador e viabilizador do OCOMEX e MODEX (Observatório e Modelizador do Comércio Exterior), nas áreas portuárias, logísticas e de comércio exterior, em fase de implantação como piloto na Baixada Santista, não poderia deixar passar a oportunidade e nos fizemos presente ao magnífico evento.

Na ocasião, tivemos a oportunidade de ressaltar a importância da recomendação do Dr. Ozires Silva, para que dotássemos como política pública de interesse fundamental para a juventude brasileira que desonerássemos, o quanto antes, de quaisquer tributos os investimentos em Capital Humano, na educação, treinamentos, profissionalizações e certificações.

Na mesma data, 11/5/2012, das 16 às 18 horas, no Salão Esmeraldo Tarquinio, da Prefeitura Municipal de Santos, o Prefeito João Paulo Tavares Papa recebeu do Dr. Paulo Skaf, Presidente da FIESP, do CIESP, do SESI-SP e do SENAI –SP, o compromisso de que, em breve, serão investidos nas ampliações, melhoramentos e expansões do SESI Santos (Av. Nossa Senhora de Fátima 366), na Zona Noroeste, e no SENAI de Santos (Av. Almirante Saldanha da Gama, 145), da Ponta da Praia, cerca de R$ 60 milhões, assegurando, ainda, para agosto próximo a abertura de 1.200 novos cursos, a fim de oferecer capacitação de qualidade e formação de cidadãos com reconhecida competência, para atender a demanda crescente na construção civil, nas áreas portuárias, logísticas e de comércio exterior, bem como nas operações de exploração e distribuição da cadeia de petróleo e gás.

Vemos, portanto, que a Região da Baixada Santista, realmente, mereceu e merece atenção, cada vez maior, dos Setores Públicos e Privados, esperando-se que os resultados tragam melhorias substanciais das qualidades de vida, com emprego e salários que elevem o poder de compra da sua população.

Ronaldo de Souza Forte
Presidente do Conselho Consultivo do SESI e do SENAI de Santos

Fonte: Notícias Importantes - Boletim 46 - 14/5/2012

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.