25 de setembro de 2015

Desafios da Gestão Estratégica - Consultor Carlos Bonato realiza palestra para empresários na Associação Comercial de Santos

Desafios da Gestão Estratégica - Consultor Carlos Bonato realiza palestra para empresários na Associação Comercial de Santos

Entre os temas abordados, estavam desenvolvimento sustentável e execução estratégica

A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu na tarde dessa quinta-feira (24) o especialista em marketing estratégico e professor na área de estratégia da Fundação Dom Cabral, Carlos Bonato. Ele ministrou uma palestra para associados e parceiros da ACS sobre o tema “Desafios da Gestão estratégica: crescimento sustentável e a execução”.

Além de diretores e integrantes do Conselho Fiscal da ACS, participaram empresários de diferentes segmentos, principalmente do setor portuário, clínicas de imagem, empresas de logística e agências de turismo.

A proposta de Bonato era estimular os empresários, por meio de um bate papo, para que busquem um diferencial no mercado e saibam como aproveitar oportunidades. “Dessa forma, eles encontrarão meios e fórmulas para garantir a execução da estratégia, questão que exige um envolvimento maior por parte dos gestores”.

Já nos primeiros minutos, ele ressaltou que um dos itens que fazem com que grandes empresários “caiam” é, sem dúvida, a arrogância. “Ela (a arrogância) nos faz desprezar o concorrente e desprezar o cliente. Precisamos saber como funciona o mercado, jamais desprezá-lo. E temos que entender, principalmente, quando o nosso modelo começa a se desgastar”.

De acordo com a palestra, o primeiro grande desafio de uma empresa é o desenvolvimento sustentável e o segundo e a execução estratégica. “Setenta e cinco por cento das empresas não têm sucesso na execução porque é preciso entender, acreditar e estar comprometido. E, para isso, é preciso participar e envolver as pessoas nas estratégias”.

Por fim, o consultor ressaltou que, mesmo neste momento de crise, o foco deve continuar o mesmo: ganhar participação no mercado. “Temos que buscar oportunidades que garantam maior participação no mercado. Se ele (o mercado) retrai muito, teremos um problema, mas não podemos abrir mão, devemos ter uma estratégia que garanta esse aumento de participação”.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.