Fonte: Assessoria ACS
Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação. Esses foram os pontos centrais do Demoday Especial, evento que lotou o auditório da Associação Comercial de Santos na tarde da última quarta-feira (31/05).
Organizado pela Câmara de Tecnologia e Inovação da ACS em parceria com o Cubo Itaú, por meio do Hub Maritime & Port, maior hub de inovação do setor portuário da América Latina, empresários, investidores e empreendedores tiveram a oportunidade de conhecer novos projetos com soluções inteligentes e inovadoras para contribuir com o desenvolvimento do Porto de Santos.
Ao todo, 10 startups se revezaram no palco da ACS para apresentar seus pitches e se conectar com grandes players do mercado.
A abertura oficial contou com um painel que trouxe um debate sobre o tema inovação na cidade e no Porto de Santos, e teve a participação do Coordenador da Câmara de Tecnologia e Inovação da ACS, Luiz Simões, do Secretário de Assuntos Portuários e Empego, Bruno Orlandi, do gerente de Startups do Cubo Itaú, Andrei Golfeto e do presidente da Fundação Parque Tecnológico de Santos, Eduardo Bittencourt.
Para Luiz Simões, essa foi uma grande oportunidade de conectar as empresas e dar oportunidade as startups. “Com essa iniciativa criamos conexões entre empresas da região e esse importante ecossistema de inovação. “Nós falamos muito de inovação, e com essa reunião, estamos trazendo essas discussões para a nossa região”, explica Luiz.
Andrei Golfeto, gerente de startups do Cubo Itaú, analisa o evento como uma grande oportunidade para os empresários da região conhecerem o trabalho das startups. “O principal objetivo é conectar o Cubo, que é o maior hub da América Latina, quando se fala de inovação com a cidade, com o porto e com todos os atores envolvidos. É um momento de inovação para a cidade”, comenta Andrei.
Uma das startups que subiu ao palco foi a Loopt, representada pelo fundador João Victor Gutierres, que utiliza tecnologias de inteligência artificial nas operações e planejamentos logísticos. “É um evento que nos aproxima de potenciais investidores. Hoje, além de atuar com algumas empresas do porto e com os armadores, estamos presentes em 4 países com mais de 16 polos” explica João.
Daniel Mau Lins, co-founder da startup CargoSnap, presente em 35 países, também teve a oportunidade de falar sobre um sistema de solução digital que permite realizar inspeções visuais de carga através do smartphone, e aproveitou para falar da importância de participar do evento. “Esses eventos são muito importantes, pois temos a oportunidade de falar com um público qualificado, além de mostrar para a comunidade santista os avanços e o que está acontecendo em todo o mercado”, comenta Daniel.
Essa é a primeira vez que o encontro acontece fora das instalações do CUBO em São Paulo, e deu a oportunidade aos participantes de conhecerem as startups que estão transformando a logística com inovação.