Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
O primeiro Curso de Mediação Empresarial da Associação Comercial de Santos (ACS) ocorreu neste final de semana. Entre os inscritos, estavam advogados, analista de RH, dentista, pedagogo e engenheiro.
Ministrado em duas etapas, distância e presencial, o curso é direcionado a empresários e colaboradores que buscam conhecimento sobre conceitos, técnicas e ferramentas de negociação e mediação nas relações empresariais.
Inaugurada na Associação Comercial de Santos, em 14 de fevereiro deste ano, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial veio com o intuito de resolver entraves contratuais de uma maneira mais eficaz, célere e sigilosa. E, para isso, são utilizadas técnicas que foram aplicadas neste curso.
De acordo com a advogada e consultora Marcella Bampi, que ministrou o curso, a troca de informações foi enriquecedora ao longo desses três dias. “Percebi que essa turma era muito integrada. Como a maioria era de Santos, eles já tinham uma afinidade e os exercícios fluíram bem. Além disso, eles se mostraram disponíveis para aprender e colocar em prática no dia a dia tudo o que aprenderam sobre mediação”.
O advogado e consultor Guilherme Giussani, que também ministrou o curso, tem certeza que todos saíram com um novo olhar sobre como se comportar e administrar seus conflitos pessoais e principalmente profissionais. “Essa turma tem toda a capacidade de atuação como mediadores privados, auxiliando as empresas na resolução dos conflitos empresariais”. Ainda de acordo com Giussani, o objetivo do curso foi passar a visão da mediação aplicada no mundo empresarial e como ela pode auxiliar no dia a dia da empresa.
A viagem de mais de 12 horas do Rio Grande do Sul a Santos foi recompensada pelo aprendizado, segundo o engenheiro Pedro Calisto Luppi. Ele, que mora no Sul e trabalha na área de praticagem, precisava de técnicas para aplicar em casos de conflitos. “Indico o curso a qualquer pessoa. Desde 2004, trabalho com praticagem e faço negociações. Mas, não tinha embasamento. Agora, voltei com uma bagagem enriquecedora e que agregou ao meu conhecimento. Foi um final de semana excelente”.
A advogada Vandressa Correa Vieira, que já tinha feito um curso de mediação judiciária, conta que o de mediação empresarial agregou ainda mais. “Tivemos o outro lado, a visão do empresário. E o que vou levar de mais importante é que eles falaram muito sobre a questão do ser humano, de olhar o outro lado. Isso foi o que mais me chamou atenção”.
Ao longo do ano, devem ser abertas novas turmas. Para fazer o curso, é necessário ter formação superior em qualquer área. Acompanhe nosso site e redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram) para saber novidades sobre o curso.