31 de julho de 2015

Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos tem "reconhecimento nacional e internacional" e é "um dos melhores do mundo"

Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos tem "reconhecimento nacional e internacional" e é "um dos melhores do mundo"

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), que oferece "conhecimento altamente específico e subjetivo, tem reconhecimento nacional e internacional", afirmou o 1.º vice-presidente da ACS, John Wolthers, representando o presidente, Roberto Clemente Santini, na solenidade de formatura da 59.ª turma, realizada no final da tarde desta quinta-feira, 30 de julho de 2015, no Auditório da entidade, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.

O vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares, fez referência à "credibilidade que mantém o Curso de Classificação de Café da Associação Comercial de Santos como um dos melhores do mundo".

O 59.º Curso de Café da ACS começou em 6 de julho e terminou em 30 de julho, com a participação de 10 alunos japoneses (5 homens e 5 mulheres), 1 mexicano, 1 britânica, 1 italiano e 7 brasileiros.

O instrutor foi o professor Nilton Ribeiro, que durante 55 anos atuou como classificador e degustador de café da Stockler Comercial e Exportadora. As aulas foram traduzidas do português para o japonês e vice-versa pela tradutora Sayoko Nakai.

A mesa da solenidade foi composta pelo 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos, John Wolthers, pelo vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares, pelo professor Nilton Ribeiro, por Soren Knudsen, especialista em sustentabilidade cafeeira e que proferiu palestra sobre o assunto para os alunos do curso, pelo secretário da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Gunter Ekkehard Hausler, e pelo ex-presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm, na gestão de 2009 a 2014.

Também estava presente na solenidade o diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves.

John Wolthers foi o primeiro a falar, seguido por Moacir Soares e pelo professor Nilton Ribeiro.

Ao final do seu discurso, Wolthers fez menção a Reinaldo Alves, do Rei do Café, "uma pessoa muito querida". Foi oferecido a ele um troféu, em nome da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos. O filho de Reinaldo Alves, Victor, foi um dos formandos.

Após o professor apresentar o seu discurso, foi a vez do orador brasileiro da turma, Victor Alves, falar, seguido do orador japonês, Kohei Sano.

Na sequência, cada aluno recebeu o certificado de conclusão do 59.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos das mãos do padrinho ou madrinha. Eles também ganharam uma colher de prova de café, a carteira de classificador emitida pela ACS e um DVD com fotografias de momentos especiais das aulas e com vídeos apresentados em aula.

Encerrada a cerimônia, todos foram convidados para um coquetel, servido no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar.

O 59.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve aulas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas.

O programa incluiu uma palestra sobre sustentabilidade do café, apresentada pelo especialista Soren Knudsen, e outra sobre mercado, exposta por Nicolaus Fallmeier. Também ocorreu uma visita à Fazenda Iracema, de cafés especiais, e ao armazém da Dínamo, em Machado, em Minas Gerais. Para encerrar as atividades extraclasse, houve um passeio de barco pelo estuário do Porto de Santos.

PADRINHOS E MADRINHA

Formanda Ayaka Fujii - padrinho Edison

Formando Douglas Saka Zanella - padrinho Celio Zanella

Formanda Emi Ueda - padrinho Wataru Mori

Formando Fabricio dos Santos - padrinho Mario Gomes da Cruz Neto

Formanda Fernanda Jordão - padrinho Altair Oliveira

Formando Kohei Sano - padrinho Sidnei Tsukayama

Formando Koji Ogawa - padrinho Moacir Delfim Leite Soares

Formando Lucas Piccoli de Souza - padrinho Nilton Ribeiro

Formanda Mao Oshiguchi - padrinho Moacir Delfim Leite Soares

Formanda Midiã Menezes de Lima Silva - padrinho Altair Oliveira

Formanda Mika Okuda - padrinho Moacir Delfim Leite Soares

Formanda Nami Aoyama - padrinho Ryota Shinagawa

Formando Nobuhiro Higashiyama - padrinho Wataru Mori

Formando Oliviero Remmert - padrinho Alexandre Ferraz

Formando Rubens Eduardo Viana - madrinha Nilce Viana

Formando Takumi Fujimoto - padrinho Sidnei Tsukayama

Formando Victor Mauri da Costa Rema Alves - padrinho José Reinaldo Rema Alves

Formando Yuichi Hatayama - padrinho Sidnei Tsukayama

ANTECIPAÇÃO

Em vista da necessidade de dois alunos terem que deixar Santos antes da solenidade de formatura, ambos receberam os certificados na véspera, no final da manhã de quarta-feira, 30 de julho.

O professor Nilton Ribeiro entregou os diplomas à britânica Grace Gallagher e ao mexicano Alberto Sada Zambrano, em solenidade na Sala de Reuniões da Associação Comercial de Santos, no 1.º andar.

Além dos alunos, estavam presentes a tradutora Sayoko Nakai, o classificador de café Onivaldo Ruas (Geleia) e o auxiliar Pedro Pascoal, ambos da Associação Comercial de Santos.

Grace e Alberto receberam também uma sacola com um DVD contendo as fotografias de atividades do curso e os vídeos exibidos durante as aulas, assim como a colher de prova e a carteira de classificador de café, emitida pela Associação Comercial de Santos.

ALUNOS ESTRANGEIROS

Alberto G. Sada Zambrano (mexicano) - Eisa - Empresa Interagrícola S.A.

Ayaka Fujii (japonesa) - UCC - Ueshima Coffee do Brasil

Emi Ueda (japonesa) - UCC - Ueshima Coffee do Brasil

Grace Gallagher (britânica) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Kohei Sano (japonês) - Mitsui Alimentos

Koji Ogawa (japonês) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Mao Oshiguchi (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Mika Okuda (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Nami Aoyama (japonesa) - Cia. Iguaçu de Café Solúvel

Nobuhiro Higashiyama (japonês) - UCC - Ueshima Cofee do Brasil

Oliviero Remmert (italiano) - Stockler

Takumi Fujimoto (japonês) - Mitsui Alimentos

Yuichi Hatayama (japonês) - Mitsui Alimentos

BRASILEIROS

Douglas Saka Zanella - Outspan Brasil Import. Export.

Fabricio dos Santos - GGA - Corretora de Mercadorias

Fernanda Jordão - Volcafe

Lucas Piccoli de Souza

Midiã Menezes Viana

Rubens Eduardo Viana

Victor Mauri da Costa Reme Alves - Rei do Café

DISCURSO DO 1.º VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS, JOHN WOLTHERS

Caros senhores Marcio Calves, Nilton Ribeiro, Geleia, Soren Knudsen e formandos,

A Associação Comercial de Santos, desde 1989, promove o Curso de Classificadores de Café, tanto para brasileiros, como para estrangeiros de várias partes do mundo, com o intuito de atender à demanda que existe de formação de técnicos profissionais na área de degustação e classificação de café.

Nós, da ACS, temos muito orgulho desta atividade e de poder levar a vocês este conhecimento altamente específico e subjetivo, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Este ano temos de novo a felicidade de poder contar com 10 japoneses, 1 mexicano, 1 britânica, 1 italiano e 7 brasileiros.

Aproveito para agradecer à nossa já quase professora de café, a tradutora Sayoko Nakai, sem a qual teríamos dificuldades em realizar o curso.

Para transmitir todo este conhecimento, desde a produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends, temos a grata honra de poder contar com a participação do senhor Nilton Ribeiro e do senhor Onivaldo Ruas, o Geleia, que há muitas décadas atuam no comércio exportador de café.

Já contamos com ao redor de 800 alunos no decorrer destes anos, o que não deixa de ser uma marca importante.

Um especial agradecimento à Fazenda Iracema e ao armazém da Dínamo, cujos proprietários tão bem receberam nossos alunos.

Agradeço também ao senhor Soren Knudsen pela aula de certificações de cafés, assim como a todo o estafe da Associação Comercial de Santos, que trabalhou para que o curso fosse o sucesso que foi.

Aos formandos, gostaria de sublinhar que o café tem, sem dúvida nenhuma, um lugar especial no Japão e na Itália.

Espero que, graças ao nosso curso, continue a crescer e projetar nossa cultura do café.

Meus sinceros votos de congratulações pela conclusão do curso e muita felicidade e sucesso na vida profissional futura de todos.

Parabéns a todas as nacionalidades presentes no curso e, em especial, parabéns, Brasil, Japão, Inglaterra, México e Itália!

Por último, gostaria de fazer uma pequena, porém muito sincera, homenagem ao senhor Reinaldo Alves, cujo filho Victor está se certificando hoje. Ao Rei do Café, de Santos, nosso reconhecimento pelo seu trabalho de quatro décadas no nosso meio.

DISCURSO DO VICE-COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS, MOACIR DELFIM LEITE SOARES

Senhores diretores, colaboradores e amigos,

Caros formandos,

Hoje é um dia especial para nós, da Associação Comercial de Santos, e para os novos classificadores e degustadores de café.

Vocês são a 59.ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café e, com certeza, iniciam hoje uma nova etapa em suas vidas.

De pronto, um agradecimento aos nossos colaboradores, Soren e Nicolas, assim como a todos da família Levy, da Fazenda Iracema e da Dínamo Inter-Agrícola.

Vale destacar a experiência de nossos professores, Nilton Ribeiro e Onivaldo Ruas, o Geleia, que, ao longo dos últimos anos, foram os principais responsáveis pela qualificação de vários profissionais e principalmente pela grande credibilidade que mantém o Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos como um dos melhores do mundo.

Como vice-coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café, desejo aos formandos sorte e sucesso.

A partir de hoje, vocês serão, também, representantes da nossa Associação Comercial de Santos, uma entidade que, ao longo dos seus 145 anos, construiu uma história reconhecida por todo o Brasil.

Parabéns a cada um de vocês e muito obrigado!

DISCURSO DO PROFESSOR NILTON RIBEIRO

Boa noite a todos.

Agradeço à presença de todos neste momento tão importante para os alunos que estão concluindo o 59.º Curso de Classificação e Degustação de Café e também à Diretoria da Associação Comercial de Santos, que nos deu total apoio para chegarmos até aqui.

Agradeço à equipe formidável desta casa - Geleia, Pedro, Noemi, Katherine, Akio, Alba, Ewerton e outros, sem os quais nada seria possível.

Neste curso contamos com a presença de 10 alunos vindo do Japão, 1 mexicano, 1 italiano e 1 britânica, além de 7 brasileiros, os quais valorizaram o mesmo.

Estivemos em Machado, em Minas Gerais, onde visitamos a Fazenda Iracema. Formos recebidos pelo nosso amigo José Roberto Levy, ao qual agradecemos.

Na fazenda, todos tiveram a oportunidade de assistir à colheita e conhecer os maquinários.

Visitamos também o armazém da Dínamo Inter-Agrícola, em Machado, onde todos puderam ver a preparação de cafés para exportação.

Nosso agradecimento ao Soren Knudsen pela bela explanação sobre sustentabilidade, rastreabilidade e os processos de certificações do café.

E também ao senhor Nicolaus Fallmeier, o Nico, que falou sobre as oscilações do mercado de café, formação de preços, bolsas de Nova York e Londres e suas operações.

Na última terça-feira, em 28 de julho, fizemos um passeio de barco pelo estuário, onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Porto de Santos. Fomos acompanhados pelo senhor Humberto Barrada, funcionário da Hamburg Sud, e aproveitamos para agradecer aos seus superiores na empresa, senhores José Américo e João Gouveia, que mais uma vez ofereceram este lindo passeio, a bordo de uma lancha Fabiana, pilotada pelo proprietário, senhor José Alexandre.

Agradeço a todos os alunos pelo empenho demonstrado, desculpando-nos por alguma falha e desejando a todos muitas felicidades.

Espero tê-los sempre como amigos e que este curso possa ter ajudado na realização de seus sonhos e desejos em seus locais de trabalho.

Obrigado!

DISCURSO DO ORADOR JAPONÊS, KOHEI SANO

Boa noite a todos.

Representando o Japão, o meu nome é Kohei Sano.

No começo, pensei que o curso seria longo, mas, quando começou, passou em um instante.

Conseguimos chegar até aqui sem nenhum problema. É um grande alívio.

Quero ressaltar três pontos.

O primeiro é próprio do Brasil. O brasileiro é sempre acolhedor e alegre. E também há comidas deliciosas: feijão, feijoada, caipirinha. Este é um ponto.

O segundo ponto foi a convivência de alunos de várias nacionalidades, cada um se ajudando, conversando, sempre com amizade. Recebi muitas informações dos brasileiros. Das outras nacionalidades, também. Deu para conhecer bem os participantes do Japão, de diferentes áreas. Tudo isso fez do grupo um grupo maravilhoso.

O terceiro ponto foram as pessoas que promovem este curso. Agradeço ao Geleia e ao Pedro, que todo dia prepararam os cafés para degustação. Agradeço também ao professor Nilton, que apresentou as aulas diariamente. Agradeço profundamente aos integrantes desta casa, pois sem eles não poderíamos fazer este curso.

Levaremos este conhecimento que adquirimos. Cada vez mais pretendemos aprofundar os conhecimentos e assim crescer cada vez mais.

Muito obrigado!

CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.