O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) abre novas perspectivas profissionais para os alunos da 58.ª turma, que está em aulas de 2 a 26 de março de 2015.
Caian Matheus de Souza, 20 anos, é um dos que se destacam, por ter um paladar bastante apurado. "O curso abriu novos horizontes no ambiente do café", afirma.
O curso é ministrado pelo professor Nilton Ribeiro, que durante mais de 50 anos trabalhou a serviço da Stockler Comercial e Exportadora, empresa associada da Associação Comercial de Santos. Há 8 anos, ele é instrutor do curso da ACS.
"Com uns 15 anos de idade, percebi que tinha facilidade para identicar sabores", lembra Caian, que é cadeirante, condição que não impede que ele atue na degustação da bebida.
O professor Nilton Ribeiro confirma que Caian tem uma capacidade única para perceber o aroma e o sabor dos cafés, característica bastante valorizada no mercado. "Ele tem um dom especial", elogia.
Desde criança, Caian gosta de café. Com o curso da ACS, ele passou a apurar ainda mais os sentidos, percebendo melhor o aroma e o sabor da bebida.
Caian Matheus diz que não sabia que o mercado do café tem um leque tão vasto de atividades. "O curso é muito bom, estou aprendendo bastante e espero conseguir colocação profissional no ambiente cafeeiro", acredita ele.
Profissionais que atuam no mercado do café também se interessam em fazer o curso da ACS. É o caso do barista Hallyson Gonçalves Ramos Nascimento, do Museu do Café. Ele tem 29 anos de idade e trabalha há 8 anos no setor - os primeiros dois anos e meio, na Cafeteria do Museu, depois no Centro de Preparação de Café (CPC) do Museu do Café. "Quero adquirir mais conhecimento, aprender muito mais, a cada dia novas coisas surgem no mercado de café", declara com firmeza.
No CPC do Museu do Café, Hallyson ministra cursos de barista, apresenta palestras e workshops. E também dá aulas sobre café no curso de Gastronomia do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte).
Como barista, Hallyson já tinha algum conhecimento sobre os grãos verdes do café. "Com o curso da Associação Comercial de Santos, estou tendo a oportunidade de aprofundar, conhecer mais variedades e outras características".
"O meu objetivo, a partir do curso", antecipa Hallyson, "é investir cada vez mais na área cafeeira, desenvolver cada vez mais, mergulhar profundamente, para atuar cada vez melhor".
CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO
O professor Nilton Ribeiro explica que as funções do classificador de café são verificar a qualidade dos grãos, a procedência, o tipo e fazer a degustação da bebida, para avaliar o produto.
Quando o classificador observa os grãos verdes, tem que examinar essencialmente o aspecto, notando defeitos e boas qualidades. Após o café ser torrado, precisa analisar o nível de torra.
A degustação é a etapa final do processo. Antes de colocar a bebida na boca, o classificador observa o líquido no copo e sente o aroma. Ao colocar o líquido na boca, precisa notar características como doçura ou acidez, por exemplo.
"Para mim", afirma o professor Nilton Ribeiro, "é sempre um prazer transmitir os meus conhecimentos para os alunos. É o que me mantém no Curso de Café da Associação Comercial de Santos".
CURSO DE CAFÉ
O 58.º Curso de Café foi aberto em 2 de março e tem previsão de encerramento em 26 de março, quando ocorrerá a solenidade de formatura. Estão inscritos 13 alunos.
Eis a lista de alunos do 58.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:
Caian Matheus de Souza
Carlos Alberto Souza Santos - ACS Café
Emília Rosa Balsemão Pires - Balcoffee Trading
Felipe Augusto Lima de Oliveira - Noble do Brasil
Felipe Vinter Moura - Balcoffee Trading
Hallyson Gonçalves Ramos Nascimento - Museu do Café
José Paulo de Aguiar Júnior - Fazendas Glória
Marcelo Sidney Miranda - Noble do Brasil
Paulo Eduardo Dominguez Júnior – Master Blenders
Rodrigo Conceição Bezerra - Stockler
Thadeu Figueira Ribeiro
Wagner Maia Marinho - Museu do Café
Wiclafys Duarte Martins
O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 800 alunos já foram habilitados.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de outras nações complementam as turmas de julho.
O curso é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.
As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, no 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.
Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.
O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Inter-Agrícola, o único no Porto de Santos.
Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.
O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.
Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br