28 de março de 2014

Curso de Café da Associação Comercial de Santos tem "reconhecimento nacional e internacional", afirma coordenador de Câmara Setorial de Exportadores

Curso de Café da Associação Comercial de Santos tem "reconhecimento nacional e internacional", afirma coordenador de Câmara Setorial de Exportadores

O coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos (ACS), John Wolthers, também 1.º vice-presidente da ACS, declarou que, para a entidade, é um orgulho "levar o conhecimento altamente específico e subjetivo do café, que tem reconhecimento nacional e internacional".

Wolthers fez a afirmação na solenidade de encerramento do 55.º Curso de Café da Associação Comercial de Santos, realizada entre o final da tarde e início da noite desta quinta-feira, 27 de março de 2014, no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico. Wolthers é também coordenador do Curso de Café da ACS.

O curso teve início em 10 de março, com 15 alunos, e aulas diárias de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas.

A mesa da cerimônia foi formada, além de Wolthers (representando o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini), por Soren Knudsen, especialista em sustentabilidade de cafés, pelo professor do curso, Nilton Ribeiro, pelo ex-diretor da ACS, Ronaldo Taboada, e por Onivaldo Ruas, o Geleia, classificador de café da ACS.

A solenidade também contou com a presença do diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves.

Familiares e amigos dos formandos e convidados da comunidade cafeeira santista ocuparam a plateia do Auditório da ACS.

Soren, ao falar, citou três pontos que considera fundamentais para os recém-formados classificadores de café. "Transparência, eficiência e foco são os passos que desejo agora a vocês na longa jornada, passos para uma boa caminhada, que começa hoje".

O professor Nilton Ribeiro, no discurso aos formandos, abordou a importância do café. "Procuramos, de forma simples e fácil, ensinar a conhecer, respeitar e amar este nosso ouro verde e seus caminhos".

O orador da turma do 55.º Curso de Café da Associação Comercial de Santos, Kleiton Resende da Silva, enfatizou que aprendeu bastante sobre o grão. "Espero que todos saiam, como eu saí, com grande conhecimento sobre cafés".

Após os discursos, os formandos receberam o diploma de classificador e degustador de café da Associação Comercial de Santos das mãos do padrinho ou madrinha.

Depois, todos posaram para a foto oficial da cerimônia e foram convidados para o coquetel no 2.º andar, oferecido pela Associação Comercial de Santos.

CURSO DE CAFÉ

O Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 750 alunos já foram habilitados.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial. Profissionais de nações da Europa e América do Sul complementam as turmas de julho.

O curso é supervisionado pelo presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, e pelo coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, John Wolthers.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar. Palestras ministradas por especialistas - em sustentabilidade e no mercado cafeeiro - complementam as aulas.

Também na Sala de Classificação e Degustação de Café ocorrem as atividades práticas - de classificação dos grãos verdes e de degustação, realizadas diariamente, até o final do curso. Os alunos observam as características dos grãos e provam os cafés, sentindo o aroma e o sabor da bebida.

O programa do curso inclui ainda visita a uma fazenda de café, a uma empresa de torrefação e a um terminal de exportação e beneficiamento de café, este da Dínamo Armazéns Gerais, o único no Porto de Santos.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

ALUNOS

Eis os alunos formados no 55.º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos:

• Adriana Nalepa Krausen da Paz

• Akira Yamasaki - UCC Ueshima Coffee do Brasil

• Alan Gabriel Tadeu Fiuza - Wolthers & Associates Corretora Mercadorias

• André Serrão Coser - Unicafé Companhia de Comércio Exterior

• Fernanda da Silva Marqueria - Associação Comercial de Santos

• Gustavo Oliveira dos Santos - Companhia Cacique de Café Solúvel

• Henrique Romão Ferreira - Mitsui Alimentos

• Kleiton Resende da Silva

• Marco Valério Nacácio Silva - SC Café Silva Corretagem de Café

• Marina Dias Figueiredo

• Nathália Melo Moraes Lima dos Santos

• Petter Anderson Cordeiro dos Santos - Wolthers & Associates Corretora Mercadorias

• Tarik El Khatib Abdouni Santos - Eurobrasil

• Vanessa Moreira

• Victor Hayasi Maniero

PALAVRAS DE JOHN WOLTHERS, COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE EXPORTADORES DE CAFÉ E 1.º VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Quando meu pai chegou a Santos em 1951, vindo da Dinamarca - para ser trainee de café em uma exportadora - para aprender tudo sobre café, conheceu minha mãe e se apaixonou por ela, pelo café e pelo Brasil.

Gostou tanto que aqui ficou e criou sua família.

Naquela época, o aprendizado, no café, era na labuta de todo dia, começando de baixo e com indicação de alguém.

A Associação Comercial de Santos, desde 1989, promove o Curso de Classificação e Degustação de Café, tanto para brasileiros, quanto para estrangeiros de várias partes do mundo, com o intuito de atender à demanda que existe de formação de técnicos profissionais na área de degustação e classificação de café.

Nós, da Associação Comercial de Santos, temos orgulho desta atividade e de poder levar a vocês este conhecimento altamente específico e subjetivo do café, que tem reconhecimento nacional e internacional.

Para transmitir todo este conhecimento, desde a produção, passando pela armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends, temos a grata honra de poder contar com a participação do sr. Nilton Ribeiro, assim como do sr. Onivaldo Ruas, que há muitas décadas atuam no comércio exportador de café.

Um especial agradecimento à Fazenda Recreio, cujos proprietários - a família Macedo - tão bem receberam nossos alunos, assim como à Dínamo Armazéns Gerais aqui em Santos.

Agradeço também ao sr. Soren Knudsen pelas aulas de certificações de cafés e ao Nico pela aula de trading.

Também um agradecimento à Karina e ao Pedro, assim como a todo o staff da Associação Comercial de Santos, que trabalhou para que o curso fosse o sucesso que foi.

Aos formandos, gostaria primeiramente de enaltecer a marcante vontade de aprender.

É indubitavelmente a primeira turma que requereu mais aulas do que o oferecido no que tange à bebida do café. Gostei muito da atitude.

Meus sinceros votos de congratulações pela conclusão do curso e muita felicidade e sucesso na vida profissional futura de todos vocês.

PALAVRAS DE SOREN KNUDSEN, ESPECIALISTA EM SUSTENTABILIDADE DE CAFÉS

Meu pai saiu da Dinamarca em 1968 e também passou a atuar no mercado brasileiro de cafés.

A Associação Comercial de Santos é um marco, uma instituição sem igual no Estado de São Paulo, em especial na área de cafés.

Esta casa tem 143 anos de história, com presença importante em Santos e também no Brasil.

A Associação Comercial de Santos é vista como formadora de profissionais de café. Os profissionais são vocês.

Os primeiros passos nesta longa jornada já foram muito bem dados, passos bastante sólidos, com a Associação Comercial de Santos.

Transparência, eficiência e foco são os passos que desejo agora a vocês na longa jornada, passos para uma boa caminhada, que começa hoje.

Parabéns a todos vocês e parabéns à Associação Comercial de Santos.

PALAVRAS DO PROFESSOR NILTON RIBEIRO, DO CURSO DE CLASSIFICAÇÃO E DEGUSTAÇÃO DE CAFÉ DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS

Primeiramente quero agradecer a presença de todos aqui.

Quero agradecer de uma forma muito especial aos alunos aqui presentes, uma turma muito alegre e especial.

E também agradecer aos palestrantes Soren Knudsen e Alexandre Ferraz Nicodemos.

Procuramos, de forma simples e fácil, ensinar a conhecer, respeitar e amar este nosso ouro verde e seus caminhos.

Estivemos visitando a Fazenda Recreio, em São Sebastião da Grama, no Estado de São Paulo, onde vocês, alunos, puderam ver uma plantação de café, de diversas variedades, dessa grande e importante propriedade.

Agradeço muito a um dos proprietários, sr. Diogo Teixeira de Macedo, pela bela recepção que nos foi oferecida, inclusive com uma prova de degustação dos cafés produzidos na fazenda.

Agradeço também ao almoço oferecido pela Associação Rural de São Sebastião da Grama, na pessoa do sr. Mauricio Andrade, e demais diretores. Foi realmente uma bela recepção.

Visitamos também a Dínamo Armazéns Gerais aqui em Santos. Agradeço mais uma vez ao sr. Luiz Alberto Levy, diretor da Dínamo, que sempre nos tem recebido com muita alegria.

No armazém, vocês, alunos, puderam verificar as descargas de cafés e seus maquinários de melhoramento da qualidade do café, além da estufagem em contêineres.

Foi tudo muito bem. Acredito que gostaram do que foi visto e aprendido algo novo.

Meu agradecimento muito especial a todo o pessoal da Associação Comercial de Santos - ao Geleia, ao Pedro, à Karina, ao Rafael, à Noemi e aos demais colaboradores. Todos foram muito especiais.

Hoje chegamos ao fim do curso. O tempo foi muito pequeno. Não, não chegamos ao final, pois alguns alunos terão mais uma semana de aulas de classificação e degustação, para que possam aprender um pouco mais.

Agradecemos à Hamburg Süd pelo pelo belo passeio oferecido aos alunos, a bordo da lancha tour, passeio no estuário, onde puderam verificar os navios atracados e os terminais portuários. Acredito que todos gostaram gostaram desse presente.

Peço desculpas por alguma coisa que vocês, alunos, desejavam e não puderam aprender.

Aceitem o meu muito obrigado, maravilhosos alunos e alunas, que, por certo, deixarão muitas saudades.

Provavelmente nos encontraremos novamente.

Que este curso possa servir como uma alavanca na realização de seus sonhos e objetivos.

Muito obrigado a todos aqui presentes.

AGRADECIMENTOS DO ORADOR OFICIAL DA TURMA, KLEITON RESENDE DA SILVA

Os meus agradecimentos especiais ao coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos, John Wolthers, também 1.º vice-presidente da ACS.

Agradeço também ao diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves.

Agradeço aos professores Nilton Ribeiro e Onivaldo Ruas, o Geleia.

E também agradeço ao Pedro Pascoal, da Classificação de Café da Associação Comercial de Santos.

Espero que todos saiam, como eu saí, com grande conhecimento sobre cafés.

Ao professor Nilton Ribeiro e ao Geleia, reafirmo os agradecimentos, pois foram bastante profissionais na transmissão dos conhecimentos e experiências com cafés. Jamais os esqueceremos.

 













































































































Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.