Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Associação Comercial de Santos (ACS) recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a classificadora da NKG Stockler, Cristina Saraiva que palestrou para os alunos do 69º Curso de Classificação e Degustação de Café, sobre a ‘Cultura do Cafeeiro’.
Com experiência no mercado de café há mais de 15 anos, a classificadora falou sobre a importância da análise do solo para quem quer plantar o grão. “Ao menos uma vez por ano é necessário fazer um estudo para que se evite problemas futuros”.
Além disso, devem ser levados em consideração a temperatura, a precipitação (fenômeno relacionado à queda de água em forma de neve, chuva ou granizo), ventos e umidade relativa do ar. “Quem está nesse ramo deve se atualizar constantemente. São mais de 100 tipos de café e o mercado está cada vez mais competitivo. É preciso ter um diferencial”.
O 69º Curso da ACS contou com 18 alunos, sendo oito vindos diretamente do Japão. Para que os estrangeiros estendessem o conteúdo, a tradutora Sayoko Nakai repassou toda a palestra para o japonês.
Discriminação
Por fim, por ser mulher e ter sofrido certo preconceito no início de sua carreira, Cristina ressaltou a importância do papel feminino no mundo do café. “É importante dar visibilidade às mulheres em toda a cadeia do negócio, desde dos cafezais até chegar a consumidora”.
Segundo ela, o mercado para o mundo feminino ainda é complicado, mas já há grupos de mobilização. Um deles é Aliança Internacional das Mulheres do Café - IWCA Brasil (International Women's Coffee Alliance), criado em 2012, por produtoras de diferentes regiões do país.
A missão do grupo é participar e influenciar nas decisões políticas cafeeiras, incentivar a permanência no campo, divulgar e valorizar os cafés de qualidade, promover o desenvolvimento socioambiental, conquistar novos mercados e adicionar valor aos mercados já existentes. “Ressalto esse trabalho, porque atualmente as mulheres ainda sofrem no mercado do café para ter um salário compatível com os dos homens”.
História do curso
O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.