Fonte: Assessoria de imprensa ACS
A cônsul geral dos Países Baixos, Henriette Bersee, acompanhada do responsável pelo setor econômico, Hein Cuppen, e pelo cônsul honorário dos Países Baixos em Santos, André Lettieri, visitou nesta quinta-feira (4) a Associação Comercial de Santos (ACS). Durante a visita, ela conheceu a Sala de Classificação e Degustação de Café e viu de perto como é feita a degustação dos grãos.
Ao chegar na sede da ACS, Henriette foi recebida pelo diretor-executivo, Marcio Calves, pela coordenadora da Câmara Setorial das Instituições de Ensino da ACS, Silvia Teixeira Penteado, e pelos demais integrantes da Câmara Setorial, que estavam em reunião e deram as boas vindas à visitante.
Em seguida, a comitiva conheceu os quadros com as assinaturas de ilustres visitantes da ACS no Livro de Ouro, como a de D Pedro II, por exemplo, expostas no foyer do primeiro andar.
Depois, o grupo seguiu para a sala da presidência, pôde ver de perto quadros de Benedito Calixto. Na ocasião, o diretor-executivo da ACS, Marcio Calves, falou sobre a viagem de empresários santistas ao porto de Roterdã, na primeira edição do Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão dos Portos Brasileiros, em 2003, visita que foi repetida 10 anos depois, em 2013.
“Fazemos essas viagens após o fórum para conhecermos outras realidades de portos no mundo. E, voltamos anos depois para ver a evolução. Foi uma referência espetacular”, explicou.
Em relação à balança comercial entre os portos de Santos e Roterdã, Henriette disse que “o Brasil exporta mais para a Holanda”, do que inverso.
Por fim, a cônsul conheceu a Sala de Classificação e Degustação de Café da ACS, onde o especialista Onivaldo Ruas fez uma demonstração da degustação dos grãos.
Antes de ir embora, ela deixou uma mensagem no Livro de Ouro da ACS “Estou impressionada. Obrigada. Desejo muito sucesso”.