12 de dezembro de 2012

Consem pede mais presença da PM nos morros em reunião na Associação Comercial de Santos

Consem pede mais presença da PM nos morros em reunião na Associação Comercial de Santos

O Conselho de Segurança do Município (Consem) de Santos reivindicará ao Governo do Estado de São Paulo mais presença da Polícia Militar (PM) nos morros da cidade. A proposta surgiu em encontro do Consem realizada, na manhã desta quarta-feira, 12 de dezembro de 2012, no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 2.º andar, no Centro Histórico.

A reunião, a última do Consem no ano e também a última coordenada pelo presidente do conselho, Cláudio Marques Trovão, também secretário de Segurança da Prefeitura de Santos. Ele se comprometeu a levar ao futuro secretário, coronel Sérgio Del Bel, que tomará posse em 1.º de janeiro de 2013, as propostas que ficaram pendentes, especialmente uma solução quanto aos guardadores de carros (flanelinhas) e aos malabaristas que utilizam tochas de fogo quando os veículos estão parados, aguardando o sinal verde.

O encontro também contou com a presença do diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, pois a ACS é uma das entidades com assento no Conselho de Segurança do Município.

Trovão comentou que "posto policial é referência e tem que estar sempre junto da comunidade e transmitir confiança". Ele fez a afirmação, para complementar a reivindicação de representante de sociedade de melhoramentos de bairro, que solicitou maior presença da PM nos morros de Santos e disse que, no Morro São Bento, por exemplo, há um posto da PM, mas às vezes ocorre de a população necessitar do acionamento e não encontrar nenhum policial militar.

Outro representante de entidade apresentou proposta de a Polícia Militar e a Polícia Civil definirem um planejamento estratégico para a região da Baixada Santista. Trovão se comprometeu a promover entendimentos para a presença de um representante da PM e um da Polícia Civil na próxima reunião do Consem para que apresentem as iniciativas e os programas de atuação de cada uma.

Ainda dentro da política de planejamento, foi proposta maior integração entre os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. E também que a Prefeitura ceda uma sala para cada Conseg dos vários bairros de Santos, para que a comunidade tenha acesso e apresente reivindicações e sugestões e também os integrantes possam se reunir.

A divulgação bimestral das despesas da Secretaria de Segurança de Santos foi apontada por um dos membros do Consem como importante, para que a comunidade possa acompanhar os gastos e assim se posicionar em relação às necessidades e sugestões. O Consem levará ao futuro secretário municipal a importância de lançar esta informação, a cada dois meses, no site da Prefeitura.

Após o encontro, Trovão se despediu dos membros do Conselho de Segurança do Município.

A próxima reunião do Consem deverá ocorrer em janeiro de 2013, em dia não definido.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.