O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, afirmou que "é fundamental a sociedade participar das políticas públicas, inclusive na segurança", em reunião do Conselho de Segurança do Município (Consem), realizada na manhã desta quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
O prefeito falou sobre o assunto na solenidade de lançamento da Operação Verão e da posse dos novos membros do Consem - 14 representantes do Poder Público e 14 da sociedade civil.
Além do prefeito, a mesa solene foi constituída com o vice-prefeito, Eustázio Alves Pereira Filho, o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, o vereador Manoel Constantino, o secretário municipal adjunto de Segurança, Bruno Galoti Orlandi, o comandante do 6.º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), Marcelo de Oliveira Cardoso, e o delegado Luiz Eduardo Fiore Maia, da Polícia Civil.
Entre as autoridades presentes, estavam os secretários municipais de Comunicação e Resultadoa, Rivaldo Santos, de Serviços Públicos, Carlos Alberto Tavares Russo, de Finanças, Álvaro dos Santos Silveira Filho, e a secretária municipal de Assistência Social, Rosana Russo, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET Santos), Antonio Carlos da Silva Gonçalves, além de representantes de entidades como a Capitania dos Portos, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e Conselho Municipal de Entidades de Bairros (Comeb), entre outras.
O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, também participou da cerimônia, pois a ACS é uma das integrantes do Consem.
Ele também foi empossado como membro do Conselho de Segurança do Município.
O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, que é também presidente do Consem, foi o primeiro a discursar. Ele agradeceu a todos os conselheiros que participaram das reuniões do conselho ao longo do ano, que aconteceram na Associação Comercial de Santos.
Del Bel disse que a reunião do Consem era festiva, mas também de prestação de contas. Ele informou que todas as solicitações feitas ao prefeito Paulo Alexandre Barbosa foram atendidas, como a realização de cursos internos para o pessoal da Guarda Municipal, a contratação de mais guardas municipais - 82 contratados em dezembro e, no início de 2015, a previsão é da incorporação de mais 70, entre outras solicitações.
Em seguida, foi assinado o termo de posse dos membros do Conselho de Segurança do Município.
OPERAÇÃO VERÃO
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa declarou que "é fundamental a sociedade participar das políticas públicas, inclusive na segurança, com a apresentação de sugestões e críticas, no sentido de melhorar e fazer avançar cada vez mais a segurança pública".
Barbosa antecipou várias iniciativas e ações que a Prefeitura de Santos desenvolverá na próxima temporada, reunidas na Operação Verão 2015. Ele citou que, na estação, há previsão da vinda de 1 milhão 600 mil veículos, que descerão pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), o que gera expectativa da movimentação de 5 milhões de pessoas, mais de 10 vezes a população de Santos, que é em torno de 430 mil habitantes.
Na área de Educação, a programação abrange atividades para crianças de 6 anos a adolescentes até 16 anos, dentro do Programa Escola Total.
No âmbito da Assistência Social, haverá reforço da equipe para atender crianças em situação de trabalho infantil. O grupo teatral Os Panthanas fará apresentações nos espaços públicos. Também serão realizadas campanhas de combate ao trabalho infantil, como a utilização de meios de comunicação como TV, rádio e folhetos.
No setor de Turismo, o Orquidário e o Aquário, equipamentos municipais, promoverão cursos de férias. No que diz respeito à temporada de cruzeiros marítimos, a previsão é da vinda de 17 transatlânticos, que farão 200 escalas de embarque e 200 de desembarque, com a previsão do aumento dos turistas, de 750 mil para 1 milhão de passageiros. "No último final de semana, o Museu Pelé recebeu muitos turistas de transatlânticos", lembrou o prefeito, enfatizando que o objetivo da Administração Municipal é incentivar que os passageiros de navios conheçam os equipamentos turísticos da cidade.
No tocante à Segurança, o prefeito informou que a Operação Verão, na próxima temporada, vai se estender de 26 de dezembro de 2014 a 18 de fevereiro de 2015, contando com o reforço de 82 agentes da Guarda Municipal na orla da praia, que usarão patinetes elétricos, quadriciclos, bicicletas e viaturas.
Ao longo da praia, serão distribuídas 6 barracas, para visualização com binóculo.
A Defesa Civil terá o reforço de 30 técnicos, além de mais 150 servidores municipais serem envolvidos em atividades de prevenção, em especial na época de chuvas.
Outro ponto importante da vigilância será a ampliação das câmeras de monitoramento, de 188 unidades para 360, inclusive câmeras com a tecnologia OCR, que permite leitura da placa de um veículo e a imediata verificação da situação do automóvel - se foi furtado, roubado e outras ocorrências.
O microônibus do programa Crack, É Possível Vencer permitirá uma vigilância especial, principalmente porque conta com câmera telescópica.
Na área de Esportes, estão previstas atividades como ginástica, surfe e beach tênis.
Para a Operação Natal, de 15 a 24 de dezembro de 2014, haverá o programa Auxílio à Travessia de Pedestres, principalmente em locais comerciais, como shopping centers e outros centros de compras.
Para a Operação Réveillon, a avenida da praia será interditada ao trânsito de veículos.
No âmbito da Cultura, a queima de fogos, na passagem para o Ano-Novo, terá a ampliação de 8 para 10 balsas envolvidas no disparo de 19 toneladas de fogos de artifício, com 29 mil disparos e duração de 16 minutos, segundo o prefeito Paulo Alexandre Barbosa. "É a segunda maior festa de fogos de artifício do Brasil e a maior do Estado de São Paulo", afirma.
As tendas da praia estarão montadas até 17 de fevereiro de 2015, para apresentações musicais, teatrais e outras manifestações culturais, em um total de 300 atrações.
O site da Prefeitura de Santos - http://www.santos.sp.gov.br - poderá ser consultado para conferir os programas dia a dia.
O prefeito lembrou que, no tocante à economia de água, foi instalado um sistema para evitar o desperdício nos 47 chuveiros espalhados ao longo da praia, o que significará economia de 235 mil litros por mês, 60% de economia.
Todas as ações da Operação Verão envolvem várias secretarias municipais, enfatizou o prefeito. "Tudo para que a gente possa ter uma cidade melhor durante a temporada, devidamente adequada para receber as pessoas".
CONSELHEIROS EMPOSSADOS
O Conselho de Segurança do Município foi criado pela Lei 2.388, de 9 de maio de 2006, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança (Seseg). O Consem deve propor ações que visem promover a segurança dos cidadãos, implementar ações para estimular a participação da sociedade civil em projetos com vistas à segurança no Município e receber sugestões e denúncias da comunidade, encaminhando-as aos órgãos competentes.
Também compete ao Consem apoiar realizações desenvolvidas por órgãos públicos municipais e organizações não governamentais no auxílio à segurança, assistência social e educação, estabelecer diretrizes para a aplicação de recursos financeiros em planos e projetos de segurança municipal e apoiar o desenvolvimento e realização de pesquisas voltadas ao auxílio de planos estratégicos de segurança no Município,
REPRESENTANTES DO PODER PÚBLICO
1. Gabinete do Prefeito
Titular: Flávio Santana da Silva
Suplente: Agostinha Ambrósia Ferreira de Sousa
2. Secretaria Municipal de Segurança
Titular: Sérgio Del Bel Júnior
Suplente: Bruno Galoti Orlandi
3. Guarda Municipal
Titular: Comandante Flávio de Brito Júnior
Suplente: Wagner Luiz Fernandes da Silva
4. Secretaria Municipal de Turismo
Titular: Miriam Guedes de Azevedo
Suplente: Romilda Lorenzo Gomes Timan
5. Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos – CET
Titular: Coronel Oscar Pereira da Silva
Suplente: Patrícia Azevedo Santos Nascimento
6. Secretaria Municipal de Assuntos Portuários
Titular: Frederico Daguer Abdalla
Suplente: Djalma Couto
7. Secretaria Municipal de Educação
Titular: Luciane Galhego da Silva de Jesus
Suplente: Ana Lúcia Negrão Oliveira de Almeida
8. Ouvidoria Municipal
Titular: Flávio Ramirez Jordão
Suplente: Antônio Longobardi
9. Secretaria Municipal de Saúde
Titular: Laerte Carvalho Gonçalves de Souza
Suplente: Marcelo Brenna do Amaral
10. Secretaria Municipal de Serviços Públicos
Titular: Claudio Marques Trovão
Suplente: Edinaldo Cirino dos Santos
11. Secretaria Municipal de Defesa da Cidadania
Titular: Ângelo Peres
Suplente: Nicola Margiotta Júnior
12. Secretaria Municipal de Assistência Social
Titular: Rosana Maria Gomes
Suplente: Leonel Lobo
13. Secretaria Municipal de Infraestrutura e Edificações
Titular: Ana Lucia Santos
Suplente: Luis Trajano de Oliveira
14. Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Titular: Luciano Leme do Prado Cascione
Suplente: Paul Wagner Simons
REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL
1. Conselho Municipal de Entidades de Bairros – COMEB
Titular: José Carlos de Almeida
Suplente: Pedro Estevão
2. Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, subsecção de Santos
Titular: Ricardo dos Santos Duran
Suplente: Ana Lúcia Ferreira da Sillva
3. Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6.º BPMI/I
Titular: Gilson Geraldo Gonçalves
Suplente: Jairo Franco da Silveira Neto
4. Rotary Clube Internacional
Titular: Carlos Eduardo Duarte Santana
Suplente: Cristina França Sores Campos
5. Polícia Civil
Titular: Luiz Eduardo Fiore Maia
Suplente: Mirian Alves Rocha dos Anjos
6. Associação Comercial de Santos
Titular: Ramiro Marote
Suplente: Marcio Calves
7. Guarda Portuária
Titular: Orlando Alves dos Santos
Suplente: Hélio Marques Azevedo
8. Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica, Serviços de Escoltas e Cursos de Formação do Estado de São Paulo
Titular: Manuel Santalla Montoto
Suplente: Duarte Guerreiro
9. 1.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular: Bolivar dos Santos Xavier
Suplente: Luiz Antonio Pires
10. 2.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular: José Rodrigues Liberado
Suplente: Mario Bonamici
11. 3.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular: José Carlos Nogueira
Suplente: Jorgino Nogueira Neto
12. 4.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular:
Suplente:
13. 5.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular: Ruth Mírian Silva Floripes
Suplente: Marili Cosmo da Silva
14. 7.º Conselho Comunitário de Segurança
Titular: José Luiz Pimentel Amorim
Suplente: Bonifacio Rodrigues Hernando Filho