Discurso do presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, na abertura do Encontro Empresarial Petrólelo & Gás, realizado na tarde de quinta-feira, 18 de junho de 2015:
"Senhoras e senhores
Inicialmente, em nome da Associação Comercial de Santos, nossos votos de boas-vindas
Nossa região hoje também é sinônimo de Petróleo e Gás.
Nesse contexto, há cerca de dois anos, criamos, na Associação Comercial de Santos, a Câmara Setorial de Petróleo e Gás, cujo coordenador é o nosso diretor Vicente do Valle.
Nosso objetivo é único: demonstrar que Santos e região estão prontos para participar e contribuir para a o pleno desenvolvimento da Cadeia de Petróleo e Gás.
Estamos a pouco mais de 30 minutos de São Paulo, e no maior estado produtor e industrial do País. Ligados por modernas rodovias e por rede de ferrovias.
Temos, em Cubatão, um dos maiores polos industriais do Brasil.
É um porto de Santos. O maior da América Latina. É um porto abrigado, com caraterísticas geográficas que garantem permanente navegabilidade e acesso a todos os terminais. Nossa experiência portuária vai além de um século, assegurando segurança logística e apoio a quaisquer tipos de operações.
Nossas universidades e faculdades, na prática, há muito estão em sintonia com a nova realidade da região. Nos últimos anos, foram criados mais de 10 cursos na área de petróleo e gás, tanto de graduação como de pós-graduação.
Ainda recentemente, por meio da nossa Câmara Setorial de Ensino, estabelecemos uma relação direta com a Petrobras para realização de pesquisas, levando em conta os interesses e necessidades do setor.
Estamos também em plena implantação do Parque Tecnológico de Santos, criado em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo.
Em síntese: senhoras e senhores, nós estamos prontos para participar do processo e para receber as empresas que compõem a cadeia de Petróleo e Gás.
Contem conosco.
Muito obrigado"