A Associação Comercial de Santos (ACS) realizou, nesta quarta-feira (28), a etapa de provas do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. Em função da pandemia, o número de árbitros este ano foi reduzido de nove para cinco.
Os cinco árbitros, que participaram das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado paulista, respeitaram os protocolos determinados pelos órgãos de Saúde e utilizaram máscara, álcool em gel e o distanciamento social.
O presidente da Câmara Setorial de Café e presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, ressaltou e parabenizou o trabalho desenvolvido pelos coordenadores do concurso Nathan Herszkowicz e Eduardo Carvalhaes. “Ambos contribuem muito para que o concurso seja realizado todo ano”.
Sobre a importância do concurso, Pereira destacou que ele serve muitas vezes como vitrine para os pequenos municípios do Estado de São Paulo. “ Primeiro para os condutores conhecerem o produto que têm na mão, e, segundo, para levantar o potencial de cada município mostrando a importância dos cafés paulistas”.
Além do presidente da Câmara Setorial, estiveram presentes na abertura das provas de café o vice-presidente da ACS Ronaldo Taboada, o diretor-executivo Marcio Calves e o coordenador do concurso e analista de mercado, Eduardo Carvalhaes.
Ao todo, foram analisados 69 lotes. Sendo 33 da categoria natural, 17 de cereja & despolpados, 11 da microlote e da nanolote, 8. O resultado com os 10 finalistas será divulgado no dia 2 de novembro. Posteriormente, esses cafés serão leiloados.
De 5 a 8 de novembro, os lances poderão ser enviados para o e-mail clair@sindicafesp.com.br. Dessa maneira, os produtores têm a chance de vender esses cafés por valores acima de mercado.
Comissão
Fazem parte da comissão julgadora deste ano: o degustador Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca do Museu do Café, Camila Arcanjo – Sindicafesp - Clóvis Venâncio de Jesus – ACS Associação Comercial de Santos, Cristina Saraiva Deolindo – Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e Kwong Joork Yeung – Câmara Setorial de Café – SAA.
Sobre o concurso
O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo é um evento tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado.
É uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.
O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, o que leva à melhoria do valor.