28 de outubro de 2020

Provas do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo ocorrem na ACS

Provas do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo ocorrem na ACS

A Associação Comercial de Santos (ACS) realizou, nesta quarta-feira (28), a etapa de provas do 19º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo. Em função da pandemia, o número de árbitros este ano foi reduzido de nove para cinco.

Os  cinco árbitros, que participaram das análises para eleger o melhor produtor do grão no Estado paulista, respeitaram os protocolos determinados pelos órgãos de Saúde e utilizaram máscara, álcool em gel e o distanciamento social.

O presidente da Câmara Setorial de Café e presidente do Sindicato Rural de Caconde, Ademar Pereira, ressaltou e parabenizou o trabalho desenvolvido pelos coordenadores do concurso  Nathan Herszkowicz  e Eduardo Carvalhaes. “Ambos contribuem muito para que o concurso seja realizado todo ano”.

Sobre a importância do concurso, Pereira destacou que ele serve muitas vezes como vitrine para os  pequenos municípios do Estado de  São Paulo. “ Primeiro para os condutores conhecerem o produto que têm na mão, e, segundo, para levantar o potencial de cada município mostrando a importância dos cafés paulistas”.

Além do presidente da Câmara Setorial, estiveram presentes na abertura das provas de café  o vice-presidente da ACS Ronaldo Taboada, o diretor-executivo Marcio Calves e o coordenador do concurso e analista de mercado, Eduardo Carvalhaes.

Ao todo, foram analisados 69 lotes. Sendo 33 da categoria natural, 17  de cereja & despolpados, 11  da microlote  e da nanolote, 8.  O resultado com os 10 finalistas será divulgado no dia 2 de novembro. Posteriormente, esses cafés serão leiloados.

De 5 a 8 de novembro, os lances poderão ser enviados para o e-mail clair@sindicafesp.com.br. Dessa maneira, os produtores têm a chance de vender esses cafés por valores acima de mercado.

Comissão

Fazem parte da comissão julgadora deste ano: o degustador Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca  do Museu do Café,  Camila Arcanjo – Sindicafesp - Clóvis Venâncio de Jesus – ACS Associação Comercial de Santos,  Cristina Saraiva Deolindo – Cecafé – Conselho dos Exportadores de Café do Brasil e Kwong Joork Yeung – Câmara Setorial de Café – SAA.

Sobre o concurso

O Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo é um evento tradicional e um dos mais antigos certames nacionais, que promovem a qualidade dos grãos produzidos no Estado.

É uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Câmara Setorial de Café, o Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo - Sindicafé SP, o Museu do Café, a Associação Comercial de Santos, a ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café e o Instituto Biológico.

O concurso tem sido apontado como importante ferramenta para melhoria da qualidade dos grãos de café, estimulando as boas práticas que conduzem à qualidade e premiando produtores, indústrias de torrefação, cafeterias e empresas exportadoras, o que leva à melhoria do valor.

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.