26 de abril de 2024

COMUNICADO IMPORTANTE: Sistema online para Mercosul X ALADI

Caros associados e parceiros,

Conforme diretrizes do MDIC/SECEX, que buscam fortalecer a confiabilidade do sistema brasileiro de emissão dos certificados de origem preferencial, as entidades credenciadas devem priorizar o sistema informatizado, com processamento on-line, para a emissão dos referidos certificados, notadamente dos tipos ALADI e MERCOSUL.

Nesse sentido, a alternativa via sistema on-line oferecida pela ACS para CODs gera inúmeros benefícios e vantagens, conforme destacado no Comunicado em anexo, através do qual conclamamos as associadas e clientes (que ainda não o fazem) a adotarem, até o final do próximo mês de maio, o sistema on-line. Progressivamente, o atual sistema (de compra de formulário em branco, preenchimento manual, entrega física com outros documentos e retirada do CO emitido) será descontinuado e utilizado tão somente, o on-line.

Contamos com a colaboração de todos e reforçamos o nosso compromisso em buscar atender associadas e parceiros com excelência, proporcionando-lhes uma experiência positiva e satisfatória, pelo que a ACS fica a disposição para prestar toda a assistência necessária, oferecendo ainda treinamento em caso de necessidade (contato: certificado@acs.org.br).