Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Um levantamento do perfil das pessoas que perderam o emprego no ano passado, em Santos, será realizado pelos integrantes do Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda (Co-Emprego). A iniciativa surgiu em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (28) na Associação Comercial de Santos.
De acordo com o conselheiro Ricardo Giuliano Chaves Serra, é fundamental que exista um panorama de quem está desempregado na região para que essas pessoas sejam requalificadas e voltem ao mercado de trabalho. "Temos que fazer a lição de casa. Precisamos conhecer que tipo de trabalhador está disponível e definir como podemos reinseri-lo ao mercado". O resultado do estudo deve ser apresentado na próxima reunião que será realizada no final de fevereiro.
No ano passado, em razão da pandemia, o serviço prestado pelo Co-Emprego foi fundamental, principalmente, na questão que envolve o seguro-desemprego. "Os serviços do Poupatempo e do Ministério do Trabalho ficaram suspensos, por isso, muitas pessoas que foram demitidas recorreram ao nosso conselho para se instruir. Tivemos 1.073 registros de seguro-desemprego".
Apesar da dificuldade, o setor econômico da região já apresenta uma melhora em 2021. "Até o dia 27 de janeiro, tivemos 168 vagas preenchidas, enquanto o ano passado inteiro esse número foi de 977”.
Qualificação
Em paralelo ao levantamento de desempregados na região, a Prefeitura busca, junto ao Sebrae, ao Senai e ao Senac, desenvolver uma série de cursos gratuitos para a população de baixa renda.
"Ainda estamos em negociação. Entretanto, temos essas três instituições que estão sempre dispostas a contribuir para o desenvolvimento e capacitação dos profissionais em sua própria área de atuação ou até mesmo um novo ramo", complementou Serra.
Conselho mais ativo
Em dezembro do ano passado, o diretor-executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, foi eleito o novo presidente. Na ocasião, o cargo de vice-presidente ficou com Marcelo Alexandre Câncio dos Santos, que é o 1º secretário do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sintrasaúde). A definição do cargo de secretário ocorreu na manhã desta quinta-feira e Ricardo Giuliano Chaves Serra foi eleito como o novo titular da vaga.
Os novos integrantes decidiram que será enviado um ofício a todas bancadas participantes do Co-Emprego para que indiquem um representante. "Pretendemos ter pessoas mais ativas no Conselho. Percebemos que existe a cadeira, mas muitas representantes não participam efetivamente. Por isso, se necessário for, iremos rever o estatuto para criar regras rígidas para quem quiser se manter membro do conselho”.