24 de outubro de 2012

Classificadores provam cafés finalistas de concurso paulista de qualidade na Associação Comercial de Santos

Classificadores provam cafés finalistas de concurso paulista de qualidade na Associação Comercial de Santos

Seis jurados - classificadores e degustadores - começaram a provar os cafés que concorrem à fase final do 11.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, na manhã desta quarta-feira, 24 de outubro de 2012, na Sala de Provas e Classificação da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico. As provas continuaram na tarde de quarta-feira, após um intervalo para almoço.

Eles têm a saborosa tarefa de degustar 83 amostras de cafés, de três categorias: 44 de café natural, 29 de cereja descascado e 10 microlotes, finalistas de 13 concursos regionais realizados ao longo deste ano de 2012, no Estado de São Paulo.

A previsão é que a classificação e degustação terminem na manhã desta quinta-feira.

O diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, enfatizou a qualidade dos cafés que chegaram a esta fase do concurso estadual. "Os cafés que não tinham os requisitos mínimos de qualidade foram desclassificados".

Eduardo Carvalhaes Júnior, presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, lembrou que os concorrentes conquistam uma série de benefícios ao participarem do concurso, como a divulgação. "Além disso, a Associação Comercial de Santos, com a sua tradição, oferece um charme especial ao evento". Carvalhaes é também coordenador do concurso estadual - desde a primeira edição.

O Sebrae, um dos apoiadores do concurso, esteve representado por Fernando Gonçalves.

As sessões de provas são auditadas por uma entidade independente, a Apply Auditoria, representada por Fernando Fagundes e Rodrigo Machado.

Os cafés são numerados, sem que os jurados saibam a que produtor pertencem os grãos e a bebida.

Antes do início das sessões, foram desclassificadas duas amostras, uma de café natural e uma de cereja descascado, do mesmo produtor. O regulamento do concurso impede que um candidato concorra em duas ou mais categorias.

Os seis jurados definirão 10 finalistas - 4 de cafés naturais, 4 de cereja descascado e 2 microlotes - que concorrerão ao título de campeão paulista, recebendo notas, conforme a qualidade. Os finalistas serão divulgados nesta sexta-feira, 26 de outubro.

A avaliação inclui pontos como aspecto e outras características do café verde, que é torrado e moído na Sala de Classificação da Associação Comercial de Santos, bem como o sabor e outros itens da bebida.

De 29 de outubro a 6 de novembro, ocorrerá o leilão dos melhores cafés. Os interessados poderão enviar lances para o email: camarasetorial@sindicafesp.com.br

No dia 13 de novembro, ocorrerá a premiação dos produtores e empresas campeãs, em cerimônia no Museu de Café de Santos, onde serão conhecidos os valores dos lances e os campeões de cada categoria, além do campeão estadual.

Por fim, está programada para 17 de dezembro a solenidade de lançamento da 10.ª edição dos Melhores Cafés de São Paulo, na sede do Governo do Estado, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

As 13 regiões produtoras que concorrem a esta etapa do concurso estadual de café de 2012 são: Associação dos Produtores de Cafés Especiais Alta Mogiana (AMSC), Associação dos Produtores Rurais de Divinolândia (Aprod), Associação dos Produtores Rurais do Norte Alegrense, Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia e Região (APSL), Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde, Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama, Associação dos Produtores Rurais de Dois Córregos, Cooperativa de Agricultores e Agropecuaristas (Cocapec), Cooperativa Agrícola da Zona de Jahu, Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Pinhal (Coopinhal), Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Marília (Coopmar), Sindicato Rural de Amparo e Sindicato Rural de Torrinha.

Para avaliar os cafés de qualidade, foram convocados seis profissionais de classificação de café, representando entidades de peso no setor: Aloisio Barca, da Bolsa de Mercadorias e Futuros Bovespa (BM&F Bovespa); Gabriela Pariz, do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP); Kátia Bittencourt Cipolli, do Laboratório de Análises Físicas e Sensoriais (Lafise), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas; Alexandre Ferraz, do Centro de Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé); José Carlos Antunes, da Associação Comercial de Santos; e Clóvis Venâncio, da Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) - Associação Brasileira de Cafés Especiais.

O concurso é realizado pela Câmara Setorial de Café do Estado de São Paulo e Coordenadoria de Agronegócios (Codeagro) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O evento é organizado pelo Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP), Museu do Café e Associação Comercial de Santos.

Conta com o apoio do Sebrae e da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). E tem o patrocínio da Pinhalense, Lab Carvalhaes, Escritório Carvalhaes Corretores de Café, Viça Café e Ciclus.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.