Fonte: Assessoria ACS
A primeira reunião conjunta do ano das Câmaras Setoriais de Caféo correu na tarde desta quarta-feira (18).
Na pauta as atualizações climáticas para os próximos meses, além de prognósticos sobre o clima nas regiões cafeeiras, com a correspondente do Climatempo, Nadiara Pereira.
As chuvas aumentaram no centro-sul do país, fazendo com que se tornassem mais generalizadas sobre a região Sul, trazendo um alívio para a estiagem. “Temperaturas mais baixas, mais amenas, sobre o interior de Minas Gerais, norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, até o estado de Goiás, principalmente devido a atuação persistente do corredor de umidade, que deixou o tempo mais fechado.”, comentou Nadiara.
O fenômeno La Ninã, que esteve em alta durante os dois últimos verões, também vem se enfraquecendo, trazendo uma neutralidade climática que deve ocorrer até o final do verão e é visto como positivo para os produtores.
FDA (Food and Drug Administration)
Segundo o coordenador Ronald Pires de Moraes, alguns exportadores estão recebendo a orientação da FDA (Food and Drug Administration) com uma alteração nas marcações das sacarias referente a embarques para os Estados Unidos. Como essa mudança ainda não foi comunicada oficialmente, o compartilhamento da informação serve de alerta para todos os participantes.