Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Com intuito de ter mais sinergia entre as Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, os coordenadores e integrantes das Câmaras de Agentes de Carga, de Navegação e de Assuntos Aduaneiros e Portuários se reuniram na tarde desta quinta-feira (22) de forma virtual.
Entre os temas tratados estavam as averbações manuais da Declaração Única de Exportação (DU-E) e a demora por parte da Alfândega, o bloqueio de embarques feito pela Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) e que afetam lotes completos de contêineres além do selecionado para vistoria, advertências e suspensões dos Armadores e Agentes de Carga pela Alfândega.
Para algumas dessas questões, o coordenador Noslen Botelho, irá fazer um e-mail aos agentes de cargas e aos exportadores para saber quais problemas estão enfrentando com a Receita Federal. "A partir desse levantamento, devemos preparar um documento para pedir solução à Coordenação Geral de Administração Aduaneira (Coana). Sabemos de processos que estão parados há meses por causa do DU-E e não achamos uma solução para que o documento seja liberado. A saída é tentar entender o por que isso está ocorrendo e buscar uma solução".
Segundo o vice-presidente da ACS, Ronaldo Taboada, é necessário criar procedimentos padronizados entre as três câmaras. " A partir daí, iremos buscar soluções para as leis que não refletem a realidade atual". O vice-coordenador da Câmara de Navegação também reforçou essa união e troca entre as Câmaras. "O coletivo faz barulho. Temos muitos assuntos em comum e de mãos dadas alcançaremos um resultado muito melhor".