02 de março de 2018

Câmara Setorial de Petróleo e Gás - ACS apresentará estudo de implantação de uma base offshore como alavanca do desenvolvimento regional

Evento será no próximo dia 12 e contará com a presença do presidente da Petrobras, Pedro Parente

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

A Associação Comercial de Santos (ACS), por meio de sua Câmara Setorial de Petróleo e Gás, apresentará, no dia 12 de março, um amplo estudo técnico para comprovar oportunidades, áreas e estruturas disponíveis em Santos, Cubatão e Guarujá, visando a implantação de uma base offshore (base de apoio para abastecimento às plataformas em alto mar) para atender a Bacia de Santos. O trabalho será apresentado durante seminário com o tema Implantação de Base Offshore como Alavanca do Desenvolvimento Regional, no Salão de Eventos do Parque Balneário Hotel, em Santos, e contará com a presença do presidente da Petrobras, Pedro Parente.

Entre os convidados estão o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o vice-governador de São Paulo e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcio França, a senadora da República Marta Suplicy, o presidente da Codesp, José Alex de Oliva, prefeitos e representantes das prefeituras que integram a Região Metropolitana da Baixada Santista.

O presidente da ACS, Roberto Clemente Santini, fará a abertura do evento e o vice-presidente, Vicente do Valle, falará sobre a importância da implantação de uma base offshore como alavanca do desenvolvimento regional.

A programação prevê, além da apresentação do estudo, feito pela consultoria Geo Brasilis  - e que apontará as potencialidades existentes na região e a situação dos projetos e áreas para bases offshore - palestras da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos - ABIMAQ; da Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Petróleo -  ABESPETRO; e do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis IBP.

Na sequência, falará o presidente da Statoil, Anders Opedal, sobre o projeto Carcará na Bacia de Santos.

Sobre o estudo

A ideia de elaborar um estudo que apontasse a viabilidade da instalação de uma base offshore na Baixada Santista veio ao encontro de todo trabalho realizado desde 2013 pela ACS, que tem se dedicado, entre outras tarefas, à avaliação e suporte aos investimentos e projetos ligados à atividade de Petróleo e Gás Natural na Baixada Santista.

Após a implantação da UO-BS da PETROBRAS no município de Santos e de diversos outros investimentos na região, verificou-se a necessidade de um novo salto em termos de infraestrutura para a implantação de atividades de serviços para fortalecer a exploração e produção de petróleo e GN.

Nesse contexto, a ACS realizou uma audiência privada em março de 2014 e elaborou estudo técnico, juntamente com a empresa de consultoria Geo Brasilis. No seminário do próximo dia 12 será feito o encerramento dessa audiência, com a elaboração de um documento, uma agenda pró ativa, juntamente com a apresentação de outras ações e projetos dos municípios e de empresas privadas.

O material foi apresentado pela presidência da ACS à Petrobras em audiência no Rio de Janeiro no final do ano passado, ocasião em que o presidente da Petrobras, Pedro Parente, confirmou participação no evento, comprovando a importância da região para a exploração e produção de petróleo e GN.

A seminário tem apoio da Abespetro, IBP, Abimaq, Ciesp/Fiesp, AGEM, Invest SP, e prefeituras de Santos, Guarujá e Cubatão.

 

Programação:     
atualizada em 9/03/2018

 

9h – Credenciamento e Welcome Coffee

 

9h30 – Solenidade de abertura

Presidente da Associação Comercial de Santos - Roberto Clemente Santini

Vice-presidente da Associação Comercial de Santos – Vicente do Valle

Vice-Governador de São Paulo e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - Marcio França

Senadora da República Marta Suplicy

Prefeito do Município de Santos – Paulo Alexandre Barbosa

Prefeito do Município de Guarujá - Dr. Valter Sumán

Prefeito do Município de Cubatão – Ademário da Silva Oliveira

Palestrantes

 

10h - Thiago Martins (Statoil) – Relações Públicas e Governamentais

 

10h30 - José Roberto dos Santos (Geo Brasilis) - Oportunidades e ações para o desenvolvimento regional

 

11h15 – Pedro Parente – presidente da Petrobras - Visão da PETROBRAS: mercado e Baixada Santista

 

11h50 - José Ricardo Roriz (diretor de infraestrutura da Fiesp) - Perspectiva da indústria paulista no desenvolvimento da área de petróleo e gás. Haverá a participação do professor-doutor Aureo Emanuel Figueiredo, pesquisador do Mestrado em Engenharia da Unisanta

 

13 horas – Intervalo para almoço

 

14h – Antonio Guimarães (secretário-executivo do IBP) - Política nacional de petróleo e gás e necessidades das empresas operadoras

14h30 – Claudio Makarovsky (diretor-presidente da ABESPETRO) - Características e demandas para áreas de apoio e bases offshore

 

15h – Arthur De Almeida (vice-presidente de Petróleo e Gás da ABIMAQ) - Potencial e demandas da indústria paulista

 

15h45 – Coffee break

 

16h – Mesa de debates: municípios, Governo de São Paulo, operadoras e associações empresariais

 

17h30 – Encerramento

 

Serviço:

Data: 12 de março de 2018

Local: Salão de Eventos do Parque Balneário Hotel

Endereço: Avenida Dona Ana Costa, 555 - Gonzaga, Santos - SP, 11060-003

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.