06 de novembro de 2014

Câmara Setorial de Agentes de Carga da Associação Comercial de Santos resgata papel dos comissários de despachos, afirma coordenador

Câmara Setorial de Agentes de Carga da Associação Comercial de Santos resgata papel dos comissários de despachos, afirma coordenador

A Câmara Setorial de Agentes de Carga de Associação Comercial de Santos (ACS) resgata o papel dos comissários de despachos, afirmou Darci Franzese, coordenador da mais nova Câmara Setorial da ACS, na primeira reunião do órgão, realizada entre o final da tarde e início da noite de quarta-feira, 5 de novembro de 2014.

A reunião solene ocorreu no Auditório da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico, e contou com a presença de agentes de cargas e de autoridades do porto. A mais nova Câmara Setorial da ACS foi criada em 1.º de outubro de 2014.

A mesa de trabalhos foi integrada por Pedro Veras, titular do Conselho Fiscal da ACS, representando o presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, por Haroldo Piccina, presidente do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Carga e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis) e da Associação Nacional das Empresas Transitárias, Agentes de Carga Aérea, Comissárias de Despachos e Operadores Intermodais (ACTC), e por Haroldo Parri, da Inspetoria da Alfândega do Porto de Santos, representando o inspetor, Cleiton Alves Simões.

A solenidade contou com Darci Franzese, coordenador da Câmara Setorial de Agentes de Carga da ACS, Jorge Silva, vice-coordenador, Fernando Reis, secretário, além da presença da coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes, do diretor executivo da ACS, Marcio Calves, e do ex-diretor financeiro da ACS, Antonio Carlos Cavaco.

A reunião foi aberta com a execução do Hino Nacional. Em seguida, Pedro Veras comentou que as questões relacionadas aos serviços do agente de cargas nas atividades de comércio exterior e logística se estendem hoje inclusive aos currículos escolares.

Darci Franzese lembrou que a criação da Câmara Setorial de Agentes de Carga recupera parte da história da atividade desses profisionais. "De certo modo, no dia de hoje, ao fazer parte do quadro associativo da Associação Comercial de Santos, entidade tradicional, reconhecidamente participativa e líder na defesa dos interesses da cidade, estamos resgatando parte de nossa história, parte de nosso passado, pois é do conhecimento de poucos que o Sindicato dos Comissários de Despachos, com sede em São Paulo, foi fundado em Santos".

O coordenador da Câmara Setorial de Agentes de Carga recordou: "Nasceu nesta mesma Rua XV de Novembro, no dia 11 de outubro de 1949, e teve o privilégio de, em sua diretoria, contar com membros expressivos da sociedade santista, como Sigefredo Magalhães, Alzemiro Balio, comendador Miguel Pierri Sobrinho, Arthur Cavalloti, Alfonso Rios, família Rodrigues, Orlando Intrieri, Demócrito de Oliveira Matos, família Mesquita e tantos outros, que, além de empresários e profissionais do ramo aduaneiro, ajudavam os menos favorecidos através de campanhas filantrópicas e sociais".

Haroldo Parri enfatizou a importância da Alfândega no sentido de colaborar para as atividades de comércio exterior.

O presidente do Sindicomis/ACTC, Haroldo Piccina, citou a necessidade de os agentes de carga serem mais ouvidos pelo Governo.

Após a solenidade, foi oferecido coquetel no Salão de Reuniões da Associação Comercial de Santos, no 2.º andar.

DISCURSO DO COORDENADOR DA CÂMARA SETORIAL DE AGENTES DE CARGA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTOS, DARCI FRANZESE

Senhor presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e demais diretores.

Senhor presidente do Sindicomis/ACTC e vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Haroldo Piccina.

Senhora presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, Ana Carmen Sampel Borges, e demais coordenadores de Câmaras Setoriais.

Autoridades presentes, representantes de entidades sindicais, demais convidados e amigos que nos honram com sua presença.

Na qualidade de diretor e representante do Sindicomis/ACTC em Santos, faz algum tempo que venho insistindo com meu presidente, Haroldo Piccina, sobre a necessidade de abertura de uma subsede de nosso sindicato nesta cidade, objetivando, principalmente, uma participação maior dos agentes de carga nos assuntos relacionados a este importante porto, colaborando com as autoridades, oferecendo sugestões, promovendo palestras sobre o comércio exterior e dando o suporte técnico necessário na defesa dos interesses de nossos associados e filiados, que somam aproximadamente 3 mil empresas.

De certo modo, no dia de hoje, ao fazer parte do quadro associativo da Associação Comercial de Santos, entidade tradicional, reconhecidamente participativa e líder na defesa dos interesses da cidade, estamos resgatando parte de nossa história, parte de nosso passado, pois é do conhecimento de poucos que o Sindicato dos Comissários de Despachos, com sede em São Paulo, foi fundado em Santos.

Nasceu nesta mesma Rua XV de Novembro, no dia 11 de outubro de 1949, e teve o privilégio de, em sua diretoria, contar com membros expressivos da sociedade santista, como Sigefredo Magalhães, Alzemiro Balio, comendador Miguel Pierri Sobrinho, Arthur Cavalloti, Alfonso Rios, família Rodrigues, Orlando Intrieri, Demócrito de Oliveira Matos, família Mesquita e tantos outros, que, além de empresários e profissionais do ramo aduaneiro, ajudavam os menos favorecidos através de campanhas filantrópicas e sociais.

Portanto, por tudo o que foi dito, o simples fato de participarmos da Associação Comercial de Santos, através da ACTC, entidade de projeção nacional dos agentes de carga, nos dá dupla alegria, dupla satisfação.

Agradeço ao presidente Haroldo Piccina e demais diretores do Sindicomis/ACTC e à Associação Comercial de Santos pela oportunidade que me é dada de coordenador da Câmara Setorial de Agentes de Carga, juntamente com meus companheiros e colaboradores, Fernando Reis, da empresa S. Magalhães, e Jorge Silva, do Grupo Flipper, e de nosso diretor executivo, Agnaldo Rodrigues.

Muito obrigado a todos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.