Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Os integrantes da Câmara Setorial da Construção Civil definiram na tarde desta quinta-feira (02) os novos coordenadores da Câmara para o triênio 2020-2023. A chapa eleita foi a seguinte:
Coordenador - José Ramón Crego Carnero - Crego Painceira Construções e Empreendimentos Imobiliários
Vice-coordenador - Rogério Mathias Conde - Engeterpa Engenharia Terraplenagem e Pavimentação
Secretário Setorial - Alex Veríssimo Mendes - Miramar Empreendimentos Imobiliários Ltda
Antes de passar o cargo de coordenadoria, Rogério Conde falou da importância da Câmara e pediu para que os integrantes sejam mais pró-ativos nessa gestão. “Nosso grande desafio será atrair mais associados do ramo de construção civil. A ACS é muito conhecida pelo ramo de café, porto e até o próprio comércio. Mostrar o nosso segmento será um grande diferencial”.
A crise enfrentada pelo setor devido à pandemia da Covid-19 também foi lembrada por Conde. “A gente vai passar por um momento difícil, pós-pandemia. Será preciso muita criatividade e até um pouco de ousadia. Tenho para mim, que durante as crises, as oportunidades aparecem. Mas, vamos precisar nos reinventar”.
Uma das inovações apontados por Conde é a retrofit - que significa colocar o antigo em forma. "Os empresários têm muito a ganhar. Imagina você pegar esses prédios comerciais do Centro Histórico de Santos e transformá-los em conjuntos habitacionais? Com a mudança da lei de uso e ocupação do solo, temos muito a ganhar no retrofit.
Conde também ressaltou que apesar da pandemia, o setor de construção civil não parou. " Quem tem empresa voltada ao ramo habitacional sentiu um pouco da crise porque o mercado parou. Ninguém compra um apartamento pela internet, a pessoa precisa ir in loco. Outro problema apontado pelo coordenador está relacionado aos fornecedores. “Alguns acabamentos e bens não chegaram no canteiro de obras. Isso acabou atrasando um pouco as construções”.
Para finalizar, Conde ressaltou que a ACS está com uma nova diretoria em um momento singular por causa do coronavírus. “Vamos aproveitar que essas mudanças ocorreram praticamente juntas e trazer um novo dinamismo para a ACS”.