A alteração no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos foi um dos temas abordados na reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos (ACS), ocorrida na manhã desta terça-feira (08).
O PDZ é uma ferramenta de planejamento da autoridade portuária, que estabelece estratégias e metas para o desenvolvimento e a otimização do uso de áreas e instalações do porto organizado.
De acordo com o coordenador da Câmara, Vicente do Valle, é importante que o Porto de Santos reserve um local para atividades de embarque e desembarque de barcos offshores para fomentar o crescimento na região. "Se a Codesp destinar um espaço para a movimentação dessas embarcações com uma retaguarda necessária, estaremos com o problema resolvido".
Outros assuntos levantados foram a possível realização de um workshop envolvendo o Instituto de Engenharia de São Paulo e um convite à petroleira Equinor para conhecer o trabalho da ACS.
Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 17 no Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Na ocasião, a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) deverá apresentar uma minuta do PDZ. Vicente do Valle pediu para participar do encontro a fim de levar sugestões e estratégias da Câmara ao Conselho Portuário.
Portal de Petróleo e Gás
Além do PDZ, a Câmara definiu que nos próximos dias o Sebrae vai enviar um convite a sua base de dados do Estado de São Paulo para que as empresas se cadastrem no Portal de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos.
O serviço foi lançado em julho deste ano. O cadastro tem como objetivo viabilizar a instalação de uma base offshore na Baixada, para abastecer, com produtos e serviços, as plataformas de petróleo.
Os interessados devem se cadastrar no site www.acspeg.org.br. Inicialmente, somente as empresas do Estado de São Paulo podem se registrar.