Fonte: Departamento de Comunicação ACS
Durante reunião da Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos (ACS), realizada nesta terça-feira (12), foram definidos os detalhes para o lançamento do site que irá possibilitar o cadastro regional de empresas interessadas em fornecer produtos e serviços para petrolíferas que têm intenção de operar na região.A iniciativa é uma parceria entre a Associação Comercial de Santos e o Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O objetivo é que a lista seja repassada ao Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e à Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro), para que as instituições tenham um panorama regional sobre essas empresas, de modo a repassar para os reais interessados, que são seus associados.
Além disso, a criação do cadastro é uma das estratégias da Câmara para tentar criar um ambiente para a instalação de uma base offshore na Baixada Santista, que abastecerá, com produtos e serviços, as plataformas da Petrobras. A ideia é que essa base seja construída e operada pela iniciativa privada.
Petrobras
Outra novidade da reunião foi a participação do gerente de Planejamento e Gestão da Petrobras, Laercio do Prado Freires. Ele alertou sobre a confusão que a imprensa faz sobre a Bacia de Santos. “Temos a Unidade de Operações da Bacia de Santos (UO-BS) e quando tratamos do assunto pré-sal, muitas pessoas confundem a origem do local. É importante ressaltar essa diferença”.
Freires está há quatro anos na unidade da Baixada Santista e explicou que a Petrobras tem trabalhado firme na questão de segurança e confiabilidade de ativos. “Fizemos todas uma restruturação para que a UO-BS não crescesse individualmente.