Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Câmara de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) realizou nesta quinta-feira (11) o I Seminário Universidade-Empresa da Baixada Santista.
Em quase sete horas de evento, dezessete profissionais entre representantes de universidades, empresas, entidades ligadas ao empreendedorismo e recursos humanos e a Fundação do Parque Tecnológico de Santos mostraram o trabalho que estão desenvolvendo e o que pretendem fazer no futuro a médio e longo prazo.
Em seu discurso de abertura, o presidente da ACS, Mauro Sammarco, disse que a ACS como entidade que contempla todas as áreas econômicas da nossa região tem por missão criar um ambiente colaborativo entre os setores para o desenvolvimento em prol de nossa sociedade. “O evento de hoje é um grande exemplo disso. Hoje iremos discutir juntos com as empresas, as soluções e os desafios e as oportunidades para o futuro. A nossa região tem um potencial enorme devido ao desenvolvimento que nós temos na área portuária, logística e de serviços.
A coordenadora da Câmara de Instituições de Ensino, Silvia Teixeira Penteado, explicou que “A casa do empresário” está disposta a ajudar as empresas e as universidades a encontrarem o novo perfil do profissional que é esperado pelo mercado. “É importante que as universidades instruam e capacitem seus formandos de uma forma diferenciada, já que o mercado está tão competitivo”.
Já a coordenadora do seminário, a professora Regina Spadari, lembrou que o seminário estava previsto para ocorrer em março de 2020, mas a pandemia atrapalhou e modificou os planos. “A inspiração para celebrar o seminário de hoje ocorreu em outubro de 2018, no I Congresso de Internacional de Ciência Empresariais - "Universidade e Empresas: casamento ou divórcio?, na cidade de Maia, em Portugal. Mostrei a ideia à professora Sílvia que acatou de ponto e levou para a Câmara. Hoje temos a oportunidade para que todas universidades e empresas se conheçam e se ajudem”
O seminário teve apoio da Unimes, Unip, UniSantos, UniSanta, Unifesp, São Judas, Unilus, Strong, Senac, Unibr, Esam, Sebrae, MSC, Instituto Mauá, JC Renovare, Unifesp, Semesp , ABHR da Baixada Santista e Fundação Parque Tecnológico de Santos.