Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
O Programa Cientista + Empreendedor, uma parceria entre o Sebrae e a Fapesp, que tem como finalidade apoiar pesquisadores e empreendedores científicos a levarem inovações ao mercado, foi apresentado na manhã desta quarta-feira (13), aos integrantes da Câmara de Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS). A iniciativa visa atuar em parceria com universidades, parques tecnológicos e incubadoras do Estado de São Paulo.
De acordo com a consultora do Sebrae, Tatyane Sales, a expectativa da parceria é financiar projetos dentro do Programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas).
"A novidade é que, além do apoio à pesquisa, viabilizado com os recursos da Fapesp, os recursos do Sebrae poderão ser utilizados pelas empresas para ações de acesso ao mercado e desenvolvimento de provas de conceito junto a grandes empresas de tecnologia. O Sebrae oferecerá ainda atendimento especializado às startups científicas".
A consultora também explicou que o programa é dividido em seis módulos: acesso a recursos, atendimento especializado, programa de aceleração, Lab Vendas Startups Científicas, Sebrae Academy e Acelerando Cientistas.
"A parceria com a Fapesp vai apoiar startups em todo o Estado. "O Sebrae vai ajudar, principalmente em vendas. Vamos tirar projetos inovadores dos laboratórios e levar ao cliente final".
O prazo de submissão de propostas se encerra no próximo dia 19. O edital está disponível em https://fapesp.br/14986.
Para a coordenadora da Câmara, Sílvia Teixeira Penteado, o programa é uma forma de fomentar o setor. e a universidade tem papel fundamental nessa trajetória. "Há pouco incentivo para esses novos talentos que precisam ser estimulados. E, este programa é uma forma de ajudá-los. Conto com a participação de nossas universidades para incluir novos talentos nesse projeto”.