18 de setembro de 2024

Câmara de Ensino Discute Desafios do Acesso ao Ensino Superior na Região e Apresenta Programação do 4º Seminário Internacional Universidade-Empresa

Na última quinta-feira, 12, ocorreu a reunião mensal da Câmara Setorial das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS), coordenada pela Profª Drª. Silvia Teixeira Penteado. Durante o encontro, foram apresentados dados reveladores sobre o cenário educacional da região, disponibilizados pelo Instituto SEMESP, destacando desafios relacionados ao acesso ao ensino superior, especialmente para alunos da rede pública.

Os dados indicam que os alunos provenientes da rede privada apresentam uma taxa de matrícula significativamente maior nas universidades, em comparação com os da rede pública. Esse quadro evidencia que os estudantes das escolas privadas já saem mais preparados e com maiores chances de ingressar no ensino superior. "Essa queda na matrícula da rede pública é preocupante, pois é justamente onde se concentra a maior população de jovens que poderiam seguir para a universidade", alertou a professora Sílvia. Segundo ela, um dos principais fatores que contribuem para esse cenário é a baixa taxa de concluintes do ensino médio na rede pública, já que muitos alunos abandonam os estudos para trabalhar e sustentar suas famílias, ou enfrentam desmotivação diante da precariedade e baixa qualidade do ensino.

Além disso, a mudança no perfil de escolha dos alunos também foi discutida. Enquanto o ensino presencial está perdendo força, o modelo de Educação a Distância (EAD) tem apresentado uma forte ascensão. Esse cenário abre espaço para o ensino híbrido, que tem se tornado uma importante alternativa para as instituições de ensino superior. “Precisamos observar o crescimento do EAD e explorar o potencial do ensino híbrido como uma oportunidade de oferecer mais opções aos nossos estudantes”, destacou Sílvia.

Ela ainda reforçou a importância de as instituições de ensino da região trabalharem em conjunto para melhorar o acesso ao ensino superior, que atualmente não chega a 22%, uma taxa significativamente inferior a de outros países que ultrapassam a margem de 40%. “Precisamos pensar em como podemos, juntos, avançar com o ensino superior na região. Melhorar o acesso é fundamental, seja por meio de incentivos à formação superior ou por facilitar o ingresso nas universidades”, afirmou a coordenadora.

Na segunda parte da reunião, a Prof.ª Regina foi convidada a apresentar a programação completa do 4º Seminário Internacional Universidade-Empresa, cujo tema central é "Ciência e Diversidade para a Construção de Valor". O seminário, que ocorrerá de 23 a 25 de outubro, busca aproximar o universo acadêmico e o corporativo, promovendo diálogos sobre inovação, ESG (ambiental, social e governança), e a importância da diversidade nas organizações.

O evento terá início no dia 23 de outubro, na sede da Associação Comercial de Santos, com a palestra de abertura do Dr. Ricardo Galvão, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), que abordará o tema "Busca de Talentos para Universidades e Empresas". Seguindo a programação, haverá uma mesa de discussão com Luis Felipe Collaço, ESG Manager da Nestlé, discutindo como o chocolate está transformando o mundo sob a ótica ESG, e Ana Lucia Caltabianco, executiva de Recursos Humanos, que falará sobre a importância dos comitês de pessoas nas organizações.

Nos dias seguintes, as atividades acontecerão em diversas instituições de ensino da região, como ESAMC, Unisanta, Unifesp, São Judas, Unimes e UniBR, e encerrarão com um evento especial no Parque Tecnológico de Santos, que contará com mesas de discussão e atividades voltadas para estudantes do ensino médio e técnico.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse: Programação do IV Seminário Internacional Universidade-Empresa.

CONFIRA AS FOTOS

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.