Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Câmara Setorial das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos (ACS) iniciou os preparativos para o 'I Congresso Empresa - Meu Futuro', que será realizado de 19 a 21 de março de 2020. As datas foram apresentadas em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (1º).
De acordo com a coordenadora da Câmara, Silvia Teixeira Penteado( Universidade Santa Cecília), a necessidade da elaboração do Congresso surgiu por meio das reuniões da Câmara da ACS. “A ideia é mapear as expectativas das empresas em relação ao papel da universidade, dando ênfase às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho em permanente transição” .
A professora titular da Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista, Regina Célia Spadari, fez uma breve apresentação e mostrou um cronograma de como deverá ser o congresso. Objetivos, etapas a serem cumpridas, palestrantes e convidados internacionais foram temas abordados pela professora, que enfatizou a importância do evento.
“A mão de obra futura requer competências que nós sequer conhecemos. Todo esse trabalho é para acompanhar essa mudança radical no mercado de trabalho e, a partir daí, traçar um perfil de como será o profissional do futuro”.
Outro tema abordado na reunião foi o convite feito pelo reitor da Universidade Católica de Santos, Marcos Medina Leite, para que as universidades participem do grupo de estudo que visa desenvolver a economia regional. “O objetivo é fazer um diagnóstico dos entraves do crescimento econômico e traçar perspectivas para a região metropolitana da Baixada Santista”.
Segundo Medina, a classe empresarial e representantes de sindicatos estão unidos há cerca de um mês para traçar esse projeto e continuarão a se encontrar. “Sentimos que as instituições de ensino são fundamentais para ajudar a mapear esse diagnóstico. Por isso, está aberto o convite para participar no próximo dia 7, às 19 horas, para uma reunião no auditório da UniSantos”.
Ainda de acordo com o reitor, a ideia é que esses levantamentos com problemas e soluções para a Baixada Santista sejam apresentados ao Governo do Estado em novembro. “Essas limitações vivenciadas na região podem ser de ordens muito diversas. Elas podem estar no campo da logística, da qualificação profissional ou no campo da articulação política. É difícil precisar quanto cada uma delas contribui. Mas, o fato é que elas todas interagem num complexo grande e vem respondendo por um momento de dificuldade de tomada de desenvolvimento em nossa região”.
A Reitora Sílvia Teixeira Penteado solicitou aos presentes “contribuições sobre as propostas do presidente da CODESP , Casemiro Tércio , visando integração entre a empresa e as universidades da região”. E ao final convidou os presente para o Fórum Ligação Seca, Santos e Guarujá , a ser realizado dia 12 de agosto de 2019, às 19 horas, no Teatro Coliseu, promoção do Sistema Santa Cecília de Rádio e Televisão Educativas , com apoio de instituições parceiras. E ainda , divulgou o evento a ser promovido pela Associação Comercial de Santos, em data a ser agendada, visando posicionamento da entidade diante da temática da ligação Santos e Guarujá, conforme apresentação do Diretor Executivo Márcio Calves.