17 de maio de 2024

Associação Comercial de Santos recebe Marcel Guariglia, o visionário por trás da "Jornada ESG"

Na última sexta-feira (10/05), a Associação Comercial de Santos realizou um evento totalmente focado no universo da sustentabilidade e da inovação. O convidado foi Marcel Guariglia, que lidera a "Jornada ESG", uma expedição entre Ushuaia-Alaska, em andamento desde o último dia 18 de março.

Depois de 52 dias de intensa jornada, percorrendo diversos territórios com um carro elétrico, Marcel e sua equipe desembaram na sede da Associação para compartilhar suas histórias e curiosidades, mas principalmente o propósito que guia essa incrível iniciativa: desbravar as fronteiras da sustentabilidade.

Após as boas-vindas, Marcel tomou a palavra de forma cativante e envolvente, abrindo espaço para uma verdadeira troca de ideias com o público presente.

Em suas palavras iniciais, expressou gratidão pelo convite e destacou a relevância do tema, trazendo à tona exemplos concretos dos impactos devastadores do aquecimento global, como o triste caso ocorrido no Rio Grande do Sul.

Em seguida, aproveitou para explicar sobre sua jornada e o propósito que a impulsiona. “A Jornada ESG não é apenas uma aventura ousada, mas sim uma missão carregada de significado. Ela surgiu com o propósito de desmistificar essa sigla, mostrar a relação que tem com o mercado, com o mercado de capitais, que está muito atrelado a riscos econômicos. Só que de um tempo pra cá o ESG vem ganhando cada vez mais maturidade, associado aos impactos ambientais, sociais e também de governança. Então, a nossa proposta é desmistificar a sigla, mostrar essa relação e também a relação com os 17 ODS da ONU", explica Marcel.

Leonardo José Marcos, coordenador da ACS Jovem e responsável por trazer o evento à associação, enfatizou a importância desse encontro, ressaltando o compromisso ativo da entidade com temas como ESG e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para ele, receber um projeto tão inovador era mais do que oportuno; era necessário.

Sobre a Expedição
A "Expedição Ushuaia-Alaska" iniciou sua jornada em 18 de março, partindo do Ushuaia, sul da Argentina, e está prevista para terminar no Alasca, após percorrer 50 mil quilômetros em 228 dias. Este incrível feito será documentado e transmitido em tempo real através da plataforma online www.jornadaesg.com e nas redes sociais da Jornada, culminando em um documentário que capturará toda a essência desta aventura única.

Depois, seguirá para o Chile, norte da Argentina e Uruguai, chegando ao Brasil por Pelotas (RS). No Brasil, a equipe de produção percorrerá aproximadamente 15.000km em 70 dias e visitará as principais capitais e iniciativas locais. Em São Paulo, por exemplo, se encontrará com a ONG Gerando Falcões, e aprofundará a discussão de temas voltados para o desenvolvimento de cidades e comunidades sustentáveis, erradicação da pobreza, combate à fome, educação de qualidade e redução das desigualdades.
Do Brasil, a expedição segue pela Bolívia, Peru, Equador e Colômbia, para compartilhar iniciativas dedicadas ao desenvolvimento social, preservação da cultura ancestral, povos originários e relações com a preservação ambiental.
Na América Central serão abordados temas ligados aos desafios ambientais do canal do Panamá, leis ambientais na Costa Rica, um dos países mais sustentáveis do mundo, além de iniciativas voltadas para os desafios sociais na Nicarágua e Honduras, a chegada da moeda bitcoin em El Salvador e questões socioambientais da Guatemala e de Belize.
Mais adiante, no México, Estados Unidos e Canadá será aberto um novo diálogo com especialistas sobre os principais desafios do século XXI, resiliência climática, inteligência artificial e como será possível tornar as cidades e comunidades cada vez mais sustentáveis acompanhando o ritmo acelerado da indústria, inovação e infraestrutura, garantindo oportunidades de trabalho e crescimento econômico.

Sobre a Jornada ESG
A Jornada ESG surge como uma iniciativa para aproximar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de líderes, gestores e organizações, fortalecendo a cultura ESG no Brasil e no mundo. O objetivo é conectar soluções inovadoras e sustentáveis, trocar ideias, conhecimento e experiências práticas, além de encorajar empresas, empreendedores, organizações governamentais e ONGs a direcionar esforços para a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.