07 de dezembro de 2023

Associação Comercial de Santos recebe Caravana Jovem Aprendiz Paulista

No último dia 04 de dezembro, a Associação Comercial de Santos recebeu a nona edição da Caravana Jovem Aprendiz Paulista. Essa iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, teve como objetivo mobilizar e apresentar aos micros e pequenos empresários os inúmeros benefícios da contratação de aprendizes, uma prática amparada pela Lei do Aprendiz em vigor desde o ano 2000.

O evento contou com a participação de representantes de associações, instituições e empreendedores locais, transformando-se em uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências. Esta nona edição, marcou também o encerramento da caravana, que passou por diversas regiões do estado.

Mauro Sammarco, presidente da ACS, enfatizou a importância do evento ao destacar que o Programa "oferece a possibilidade aos jovens do seu primeiro contato com o mercado de trabalho." Ele ressaltou a significativa contribuição do governo do estado ao investir em capacitação, possibilitando que as empresas recebam jovens para trabalhar e oferecendo a eles a primeira oportunidade de emprego.

A secretária-executiva da SDE, Juliana Cardoso, que participou remotamente da caravana, reforçou os objetivos do Programa. Ela destacou os benefícios tanto para os jovens quanto para os empresários, salientando que o programa visa gerar empregos para jovens de 14 a 24 anos, utilizando a lei da aprendizagem e contando com o apoio integral do Governo do Estado.

O gerente do Sebrae, Marco Aurélio Rosas, também presente no evento, expressou seu apoio à iniciativa, ressaltando que as micro e pequenas empresas têm uma capacidade significativa de absorver essa mão de obra jovem. Ele destacou que, ao contrário das grandes empresas, onde os jovens aprendizes geralmente se limitam a uma área específica, nas micro e pequenas empresas, eles têm a oportunidade de aprender sobre todos os aspectos do negócio, tornando-se empreendedores no futuro.

Além disso, o encontro contou com a presença de Márcio Shimomoto, presidente da JUCESP, Selley Storino, secretária de economia criativa, empreededorismo e turismo de Santos, Júpter Furquim, vice-presidente da FACESP na Baixada Santista representando o presidente da FACESP Alfredo Cotait, Bruno Melo, supervisor de operações do CIEE, Antônio Pasin, superintendente da Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes – FEBRAEDA, entre outras autoridades.

 

Dados

Dados fornecidos pela Jucesp revelam que na região de Santos há 119.287 pequenos negócios classificados como Micro Empresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP) que podem aderir ao programa Jovem Aprendiz Paulista. Somente no município de Santos, são mais de 40 mil pequenas e micro empresas, evidenciando o potencial de impacto positivo do programa na região.

 

Sobre o Programa

O Programa Jovem Aprendiz Paulista, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos, prevê investimentos significativos por parte do Estado, totalizando R$ 145,5 milhões. A expectativa é contratar até 60 mil estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 14 e 18 anos, por micro e pequenos empreendimentos. Essa iniciativa não apenas fortalece o desenvolvimento.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.