04 de fevereiro de 2013

Associação Comercial de Santos promove workshop para elucidar novo sistema de emissão de Certificado de Origem OIC

Associação Comercial de Santos promove workshop para elucidar novo sistema de emissão de Certificado de Origem OIC

A Associação Comercial de Santos (ACS) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013, um workshop para apresentar as modificações no sistema de emissão de Certificado de Origem OIC emitido pela entidade. O evento ocorreu no Auditório da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico, e teve a presença do 1.º secretário da Associação Comercial de Santos, Ronaldo Taboada, também diretor do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

O gerente de informática do Cecafé, Eduardo Santos, o supervisor do Departamento de Certificação de Origem da Associação Comercial de Santos, Ricardo de Souza Melo, e Anderson Luiz Rodrigues dos Santos, da ACS, também estiveram presentes no evento.
 
De acordo com o 1.º secretário da ACS, o sistema de emissão de Certificado de Origem OIC emitido pela Associação Comercial de Santos (ACS) será alterado para atender determinação da Organização Internacional do Café (OIC). A mudança ocorrerá a partir de 5 de fevereiro de 2013. "Estamos fazendo o possível para minimizar impactos e facilitar o processo para todas as partes".

A elucidação da nova forma do preenchimento ficou a cargo de Fernando César, consultor de tecnologia da informação e diretor da P3F Consultoria, que desenvolveu o projeto.

O sistema será acessado via site da Associação Comercial, www.acs.org.br, nos botões de navegação "Certificado OIC", na parte superior, ou então em "Solicitação OIC", na coluna à esquerda. Na página "Solicitação de Certificados de Origem OIC", no link "Clique aqui" para solicitar emissão do Certificado de Origem OIC, será aberto o novo sistema, que estará no ar a partir de 5 de fevereiro.

O formulário on-line de preenchimento das informações necessárias para o Sistema de Emissão On-line de Certificado OIC (SOIC) terá um novo visual e manterá os atuais campos de dados, com a inclusão de três novas informações, para atender as normas da OIC.

Um campo acrescentado foi a inserção da NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul, dado que deve ser devidamente preenchido pelo exportador.

O segundo campo é a informação sobre se o café é certificado ou não. O quadrado correspondente precisa ser selecionado se o produto for certificado. Se não, deve ficar em branco.

O terceiro campo se refere à Característica Especial. Seis opções são automaticamente listadas para escolha:

- Café especial / Café gourmet
- Código Comum para a Comunidade Cafeeira (4C)
- Sistema Q Coffee
- Rainforest Alliance (Aliança das Florestas Tropicais)
- Smithsonian Migratory Bird (café amigo dos pássaros)
- UTZ Certified

Mais informações podem ser obtidas e dúvidas, esclarecidas no Departamento de Certificação de Origem da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137, telefone (13) 3212-8200, ramais 233 e 243, email: certificado@acs.org.br

Confira a apresentação de Power Point divulgada no workshop

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.