Fonte: Assessoria ACS
Neste momento de transição pelo qual passa o Brasil, em que novas forças, pautas, alianças e arranjos estão sendo construídos, é importante contar com análises e considerações pela ótica de quem entende do assunto.
Com esse olhar, a Associação Comercial de Santos realizou, na última segunda-feira (12/12) um grande evento em sua sede e reuniu empresários, associados e colaboradores para um encontro que teve como tema “O que esperar de 2023 frente ao novo cenário político”.
Anfitrião do evento, o presidente Mauro Sammarco, ao fazer a abertura e saudar os participantes do evento, comentou algumas novidades previstas para o ano que vem. “ Estamos vivendo um momento de mudancas e é primordial que o nosso associado – empresário possa ter uma visão do cenário político-econômico e do que vamos vivenciar nos próximos anos. Esse é um trabalho permanente que a ACS vem fazendo e já temos uma agenda sendo montada para 2023 que inclui uma série de debates. Sem dúvida, uma entrega importante da ACS para os associados e empresário da Baixada Santista”, explica Mauro.
A palestra de abertura esteve a cargo de Fernando Schüler - cientista político e colunista da Revista Veja e Bandnews - que abordou o tema “O que esperar de 2023 frente ao novo cenário político” através de uma apresentação técnica e didática, por uma série de slides com diferentes gráficos e indicadores. Para Schüler, não há momento melhor para a ACS juntar todos para uma reflexão sobre o que passou e o que vem pela frente. “ Estamos no meio de uma transição, iniciando praticamente um governo novo cheio de dúvidas e incertezas com alguns pontos para discussão como a questão fiscal e quais os rumos do próximo governo”, comenta Fernando Schüler.
Complementando a programação do dia, Rodolfo Margato, economista da XP Inc também trouxe um panorama sobre a atividade política e econômica do Brasil e do mundo. “ É uma honra participar desse evento na Associação Comercial de Santos. Foi um debate muito enriquecedor diante de tantas incertezas que temos visto no Brasil e no Mundo. A região da Baixada Santista é muito próspera, é uma região pujante do ponto de vista econômico, ligada ao comércio exterior, ao cenário global, portanto, nesse sentido, temos uma avaliação positiva para 2023. Vejo um cenário de reequilíbrio”, enfatiza Margato.
Ao final do encontro, o diretor-executivo, Adalto Correa, abriu espaço para a participação do público através de perguntas aos palestrantes.
O evento marcou também o lançamento da Revista "Baixada Santista, Quem Somos nós", da Associação Comercial de Santos. Uma edição em parceria com o cientista político Rodolfo Amaral, que aborda 20 setores da Baixada Santista com dados e estáticas para cenários futuros, fruto para os próximos encontros e discussões.
Um verdadeiro encontro com informações atualizadas onde os convidados e palestrantes puderam expor suas percepções de como será este novo ciclo, através de um panorama político e econômico.