O primeiro dia da viagem da comitiva do Santos Export - Fórum Internacional para Expansão do Porto de Santos na China começou com uma cerimônia na Prefeitura de Ningbo, cidade-irmã de Santos. A formalidade caracterizou a recepção, comandada pelo vice-prefeito de Ningbo, Liu Hai Quan.
Com ausência do prefeito João Paulo Tavares Papa, o município de Santos foi representado pelo secretário de Assuntos Portuários e presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) santista, Sérgio Aquino. Depois das apresentações formais, seguiram-se discursos, troca de presentes e almoço com pratos típicos.
Com os diretores da Associação Comercial de Santos (ACS), a conversa envolveu rápida troca de informações e manifestação de interesse na linha de colaboração mútua.
A ACS está representada pelos diretores Antonio Carlos Cavaco, Martin Aron e Marcio Calves. Cavaco e Aron viajaram representando também, respectivamente, a Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC) e a Cooperativa de Cefeicultores em Guaxupé (Cooxupé).
O Porto de Ningbo, localizado a cerca de 250 quilômetros de Shanghai, movimentou 13 milhões de TEUs (contêineres equivalentes a 20 pés) em 2010 e 403 milhões de toneladas de cargas. Santos, no mesmo período, movimentou 2,280 milhões de TEUs e 93 milhões de toneladas.
O Porto de Ningbo tem uma administração descentralizada, com controle de gestão municipal. Para tanto, o município criou uma sociedade anônima, com capital misto, em que mais de 50% estão sob controle municipal e o restante é negociado em bolsa.
Por consequência, o modelo garante a profissionalização da gestão.
O Porto de Ningbo utiliza modernos processos operacionais e conta com equipamentos de última geração, assegurando produtividade e eficiência.
Ningbo recebe muita soja, açúcar e minério de ferro do Brasil.
No ano passado, o Porto de Ningbo gerou US$ 6 milhões de lucro.
Vale lembrar que o sistema de governo na China é socialista.
SHANGHAI, SEGUNDO DIA
O Porto de Shanghai é um complexo offshore avançado, localizado em uma ilha. O acesso é feito por uma ponte de 36 quilômetros de extensão. As unidades eólicas, uma das matrizes energéticas da China, são uma presença constante na paisagem de mar aberto.
Originalmente, a ilha tinha 1,7 quilômetro quadrado de área. O plano de obras de construção foi dividido em quatro fases, três das quais já foram executadas. Essas etapas “ampliaram a ilha” para cerca de 15 quilômetros quadrados, com 30 berços e um calado geral entre 16 e 17 metros. Nas obras de aterro, foram usados material dragado e pedra da própria ilha. Santos tem 63 berços públicos, mas de dimensões menores e calado variado.
O Porto de Shanghai é o maior porto do mundo, movimentando cerca de 27 milhões de TEUs por ano e 600 milhões de toneladas.
O fluxo de movimentação de carga entre porto e terra é exclusivamente rodoviário. A distribuição em terra, por intermédio de zonas de apoio logístico (ZAL), é feita por modais ferroviários, rodoviário e aquaviário.
Mais informações:
Associação Comercial de Santos participa de seminário no 3.º dia da visita à China