15 de abril de 2024

Associação Comercial de Santos lança exposição 'Museu do Porto de Santos'

Na noite da última sexta-feira (12/04), o bulevar da Rua XV de Novembro, recentemente revitalizado pela Prefeitura de Santos, ganhou um brilho especial com o coquetel de lançamento da abertura oficial da Exposição "Museu do Porto de Santos".

Em uma parceria entre a Associação Comercial de Santos e a Autoridade Portuária de Santos (APS), o evento contou com a participação do presidente da ACS, Mauro Sammarco, da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, do Secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Elias Junior, do Comandante da Capitania dos Portos de São Paulo, o Capitão de Mar e Guerra Marcus André de Souza e Silva, além de empresários, associados e amigos.

Em seu discurso, o anfitrião da casa, Mauro Sammarco, destacou a importância da exposição, ressaltando o centenário do prédio que abriga a entidade e a oportunidade de compartilhar a história do maior porto da América Latina com a população. "É uma honra dividir a nossa história com a história do porto de Santos. Com as peças que temos aqui, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a história e os detalhes por dentro da principal porta de entrada e saída de mercadorias do país e aproveitar para fazer um registro usando quepe semelhante ao da Marinha em um timão, espaço que tem como pano de fundo a escadaria do prédio centenário da ACS, por onde já passaram autoridades como o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek", enfatizou Sammarco.

O presidente da Autoridade Portuária, Anderson Pomini, ressaltou a importância histórica e econômica do Porto de Santos, destacando o papel fundamental dos homens e mulheres que contribuíram para os últimos 400 anos de operações portuárias na região. Ele reforçou ainda que o evento representa a integração Porto-Cidade, pois acontece neste prédio que representa a história da Cidade, e que, agora, está divulgando a história do maior equipamento de logística do hemisfério Sul, expondo equipamentos que revelam a importância do Porto de Santos”. Parabéns, Sammarco. Obrigado pela parceria”.

Localizada na entrada principal da Associação Comercial de Santos, a exposição apresenta uma seleção cuidadosa de peças do Museu do Porto, incluindo documentos, fotografias, instrumentos náuticos, ferramentas e uma série de raridades que preservam e narram detalhes da história e do desenvolvimento do Porto e da cidade de Santos ao longo dos anos.
Entre as peças expostas, há um aparelho contra incêndio sobre duas rodas, de 1930, um aparelho telefônico a manivela, da década de 1940, e um projetor cinematográfico, de 1938, que era usado no cinema da Usina Hidrelétrica de Itatinga.

Desde sua abertura, em 18 de março, a Exposição "Museu do Porto de Santos" tem recebido um fluxo contínuo de visitantes, ultrapassando a marca de 500 pessoas vindas de diversas partes do Brasil e do mundo. Originários de São Paulo a Santa Catarina, de Dubai à Nova Zelândia, os visitantes testemunham a riqueza histórica e cultural que o museu oferece.

A "Expo Museu do Porto de Santos" está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Associação Comercial de Santos, localizada na Rua XV de Novembro, 137, Centro, Santos/SP.

CONFIRA AS FOTOS DO LANÇAMENTO DA EXPOSIÇÃO

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.