22 de outubro de 2014

Associação Comercial de Santos "é um templo do café", afirma vice-presidente, sobre provas de Concurso Estadual de Qualidade

Associação Comercial de Santos "é um templo do café", afirma vice-presidente, sobre provas de Concurso Estadual de Qualidade

O 1.º vice-presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), John Wolthers, afirmou que a entidade "é um templo do café", na abertura dos trabalhos de classificação e degustação do 13.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo – Prêmio Aldir Alves Teixeira, iniciados na manhã desta quarta-feira, 22 de outubro de 2014.

As atividades terminam nesta quinta-feira, na Sala de Classificação e Prova de Cafés da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137 - 3.º andar, no Centro Histórico.

Wolthers lembrou que o café veio para o Brasil em 1727 e, no processo de expansão, começou a ser exportado para o mercado internacional em 1872, dois anos após a criação da Associação Comercial de Santos, fundada em 22 de dezembro de 1870.

O presidente da Câmara Setorial de Café de São Paulo, Nathan Herszkowicz, agradeceu à Associação Comercial de Santos pela cessão do espaço para realizar as provas de classificação e degustação do concurso.

Além de Wolthers, a Associação Comercial de Santos estava representada pelo diretor executivo, Marcio Calves, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café, Evelyse Lopes.

Eduardo Carvalhaes Junior, coordenador do Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo, lembrou que o torneio paulista funcionou tão bem, que inspirou certames semelhantes em Minas Gerais e Paraná, por exemplo: a realização de concursos regionais, mobilizando as regiões produtoras de um Estado. Ele disse que São Paulo tem condições de promover 14 torneios regionais, mas este ano houve 13 participantes para a etapa final, em razão da seca, que dificultou a produção de cafés de alta qualidade.

Carvalhaes, que já foi presidente do Conselho de Câmaras Setoriais da Associação Comercial de Santos, comentou que o Brasil é hoje um mercado competitivo de cafés de qualidade, superando inclusive a produção da Colômbia.

O evento é uma promoção da Câmara Setorial de Café de São Paulo e da Codeagro - Coordenadoria de Agronegócios da Secretaria da Agricultura do Estado e conta com a parceria do Sindicato das Indústrias de Café de São Paulo (Sindicafé-SP), da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Associação Comercial de Santos e do Museu do Café.

Para a seleção na Associação Comercial de Santos, foram encaminhados 82 lotes de cafés, finalistas dos concursos regionais, realizados por entidades como cooperativas, associações e sindicatos rurais.

Do total de lotes participantes, 44 disputam na categoria Café Natural, 25 na categoria Cereja Descascado e 13 na categoria Microlote. A Comissão Julgadora avalia, sensorialmente, características como corpo, sabor, doçura, amargor e sabor residual. Amostras com nota inferior a 7,5 pontos, em uma escala de 0 a 10, são desclassificadas.

Nesta quarta-feira, foram avaliados os cafés da Categoria Cereja Descascado e Microlote. Na quinta-feira, os cafés da categoria Natural.

A Comissão Julgadora é integrada pelos especialistas Aloísio Aparecido Lusvaldi Barca (BM&F Bovespa), Clóvis Venâncio de Jesus (Abic - Associação Brasileira da Indústria de Café), Camila Arcanjo (CPC/Sindicafé-SP - Centro de Preparação de Café do Sindicato da Indústria de Café do Estado de São Paulo), Aline de Oliveira Garcia (Ital - Instituto de Tecnologia de Alimentos), Nilton Ribeiro (ACS - Associação Comercial de Santos), Reinaldo Pereira (Cecafé - Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), Elias Generoso (BSCA - Brazilian Specialty Coffee Association) e Gerson Silva Giomo (IAC - Instituto Agronômico de Campinas). A coordenação dos trabalhos é de Eduardo Carvalhaes Junior.

Todas as fases do concurso são fiscalizadas pela Apply Auditores Associados. 

RESULTADO E LEILÃO

Em 28 de outubro será divulgada a lista dos finalistas e no dia seguinte terá início o leilão, que seguirá até 6 de novembro. Os lances podem ser dados por e-mail, para: camarasetorial@sindicafesp.com.br

Na tarde do dia 14 de novembro de 2014, no Museu do Café, em Santos, será feita a premiação dos produtores e empresas campeãs - as que deram maior lance no leilão.

Finalizando o calendário deste certame, ocorrerá no dia 17 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo, o lançamento da 12.ª Edição Especial dos Melhores Cafés de São Paulo, da qual participam marcas elaboradas com os grãos adquiridos no leilão pelas indústrias.

CONCURSOS E COOPERATIVAS

Eis a lista de cooperativas, associações ou entidades que promoveram concursos regionais no Estado de São Paulo neste ano de 2014:

1) AMSC - Associação Produtores de Cafés Especiais Alta Mogiana

2) APSL - Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Santa Luzia

3) Associação Agropecuária de Barra Grande de Caconde

4) Associação dos Cafeicultores de Montanha Divinolândia

5) Associação dos Cafeicultores do Vale da Grama

6) Associação dos Produtores Rurais de Dois Córregos

7) Associação dos Produtores Rurais Norte Alegriense

8) COCAPEC - Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas

9)COOPEMAR - Cooperativa dos Cafeicutores da Região de Marília

10) COOPINHAL - Cooperativa dos Cafeicutores da Região de Pinhal

11) COPERJAU - Cooperativa Agrícola da Zona de Jahu

12) Sindicato Rural de Amparo

13) Sindicato Rural de Torrinha 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.