21 de dezembro de 2011

Associação Comercial de Santos completa 141 anos de atividades em prol da Baixada

A Associação Comercial de Santos (ACS) celebra 141 anos de existência nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2011, com expectativa de dar continuidade às atividades em prol da  Baixada Santista. As perspectivas são das mais promissoras, pois o pré-sal traz investimentos para a região e o porto passa por um novo ciclo de expansão, com a construção de mais terminais portuários de cargas.

O mercado cafeeiro foi o responsável pela criação da Associação Comercial de Santos. Com o passar das décadas, a entidade ampliou a representatividade e a presença nos negócios da cidade e região. Tanto que hoje, além das empresas da área de café, tem associadas de porto, Tecnologia da Informação (TI), ensino, saúde e bancos, entre outros setores.

A missão da ACS é estimular negócios e buscar soluções uniformes e sustentadas para as questões empresariais da região. Em vista disso, desenvolve iniciativas, tanto diretamente relacionadas às empresas associadas, quanto nos âmbitos local, regional, estadual e nacional.

A atual gestão, reeleita em março de 2011 para mandato de três anos, tem como presidente Michael Timm. Além de Timm, a Diretoria Executiva é integrada pelo 1.º vice-presidente Vicente do Valle, 2.º vice-presidente Ramiro Marote, 1.º secretário Ronaldo Taboada, 2.º secretário Martin Aron, 1.º diretor financeiro Antonio Carlos Cavaco, 2.º diretor financeiro Geraldo Pierotti e diretor executivo Marcio Calves.

Origens

Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma praça de comércio para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria. Nascia então, em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos.

A comissão organizadora da recém-fundada Associação Comercial de Santos – composta por Nicolau Vergueiro, Ignácio Wallace da Gama Cochrane, William Wright, Gustavo Backeuser, G. Wagner e J. Azurém Costa – teve que se empenhar muito para dar os passos iniciais. A diretoria provisória foi integrada pelos pioneiros da comissão organizadora. Nicolau Vergueiro foi o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos, de 1870 a 1878. Mais informações sobre a entidade podem ser conferidas no site: www.acs.org.br

Histórico

Em 1870, um grupo de empreendedores decidiu organizar uma praça de comércio para representar e advogar os interesses do comércio e da indústria. Nascia então, em 22 de dezembro de 1870, a Associação Comercial de Santos.

A comissão organizadora da recém-fundada Associação Comercial de Santos – composta por Nicolau Vergueiro, Ignácio Wallace da Gama Cochrane, William Wright, Gustavo Backeuser, G. Wagner e J. Azurém Costa – teve que se empenhar muito para dar os passos iniciais. A diretoria provisória foi integrada pelos pioneiros da comissão organizadora. Nicolau Vergueiro foi o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos, de 1870 a 1878.

Antes da Associação Comercial

Até o surgimento da Associação Comercial, não havia em Santos serviços de esgoto e coleta de lixo, iluminação pública, água para consumo domiciliar e nem ruas pavimentadas – ou pelo menos capazes de prover o escoamento de águas pluviais.

Não existiam bancos, transporte coletivo e nem um cais organizado, apesar de as exportações alcançarem 550 mil sacas de café e 110 mil fardos de algodão em 1870.

Coincidência ou não, o fato é que muitas coisas importantes passaram a acontecer na cidade após a fundação da Associação Comercial de Santos.

Os primeiros serviços de água foram executados em 1870. Dois anos depois eram inaugurados o transporte via bondes de burros e a iluminação a gás.

A Associação Comercial de Santos, por sua vez, empreendeu esforços para conseguir melhores condições sanitárias para a cidade, o que contribuiu de maneira significativa para a extinção da febre amarela, peste bubônica e gripe espanhola, entre outras iniciativas.

Para celebrar o 140.º aniversário, a Associação Comercial promoveu uma festa no dia 3 de dezembro de 2010 na Estação Santos, um novo espaço de eventos no Centro Histórico.

Cronologia

Confira a seguir uma cronologia de alguns fatos de destaque na história da Associação Comercial de Santos:

22 de dezembro de 1870 – Fundação da Associação Comercial de Santos.

1870-1878 – Nicolau Vergueiro é o primeiro presidente da Associação Comercial de Santos.

7 de junho de 1871 – Os estatutos da Associação Comercial de Santos são aprovados pelo Decreto Imperial 4.738, de 7 de junho de 1871, averbados na Alfândega, registrados no Tribunal do Comércio do Rio de Janeiro e publicados no Diário Oficial de 29 de março de 1874.

27 de setembro de 1874 – É realizada a primeira assembléia geral da Associação Comercial de Santos.

1875 – Quadro do pintor Benedicto Calixto integra o acervo da Associação Comercial de Santos. O quadro, de 1875, mostra o estuário, com a Ilha Barnabé ao fundo, e está na Sala da Presidência.

30 de agosto de 1875 – O imperador Dom Pedro II e a imperatriz Theresa Christina visitam a Associação Comercial de Santos. O Livro de Ouro de visitantes ilustres é aberto em homenagem ao casal imperial.

30 de setembro de 1878 – Dom Pedro II e Theresa Christina fazem nova visita à Associação Comercial.

1883 – O visconde Nicolau Pereira de Campos Vergueiro (primeiro presidente da Associação Comercial de Santos) convida Benedicto Calixto a estudar na Europa, entre 1883 e 1884, custeando-lhe as despesas e garantindo, com a cooperação de amigos, a manutenção da família do artista durante a permanência no Exterior.

12 de outubro de 1883 – Aquisição do prédio da Associação Comercial de Santos. Por escritura pública de 12 de outubro de 1883, a Associação Comercial de Santos adquire de Jesuína Augusta de Aguiar Peixoto e outros, o imóvel assim descrito: “Um prédio de sobrado sito nesta cidade, à Rua 25 de Março n.º 55, com frente para a dita rua e para o Largo 11 de Junho, com 3 janelas de sacadas de ferro...”.  Mais adiante, o texto cita: “Cujo prédio se acha hoje em ruínas em consequência de incêndio que nele houve” – e que aconteceu em 30 de julho de 1883. Neste local foi construída a sede própria da Associação Comercial de Santos, onde a entidade funciona até hoje, na Rua XV de Novembro, 137, na esquina com a Rua Riachuelo.

13 de novembro de 1886 – Dom Pedro II visita de novo a Associação Comercial de Santos.

1888 – O pintor Benedicto Calixto doa o quadro Santos em 1888 para a Associação Comercial de Santos. A imagem mostra uma visão panorâmica de Santos e está na Sala da Presidência da Associação Comercial.

14 de dezembro de 1891 – A Associação Comercial de Santos governa Santos durante 15 dias, por meio de moção popular. A Intendência Municipal de Santos é deposta e então aclamada a Associação Comercial de Santos para tomar conta do governo municipal. A diretoria da Associação Comercial era presidida por Antonio Carlos da Silva Telles, que desempenhou as funções de 18 a 30 de dezembro de 1891 e se limitou a dar expediente apenas aos serviços mais urgentes.

1909 – Antecipando-se a qualquer iniciativa oficial, a Associação Comercial de Santos institui pioneiramente as férias comerciais, a semana inglesa e a aposentadoria para os funcionários.

1909 – A Associação Comercial de Santos luta contra lei que limita a exportação a 9 milhões de sacas de café no Estado de São Paulo.

3 de outubro de 1917 – A Associação Comercial de Santos é declarada de utilidade pública federal pelo Decreto 3.348.

22 de maio de 1918 – O então presidente da República, Wenceslau Brás, visita a Associação Comercial de Santos.

1924 – Inauguração do prédio da Associação Comercial de Santos, na Rua XV de Novembro, 137.

10 de outubro de 1927 – A Lei Estadual 2.201 reconhece a Associação Comercial de Santos como instituição representativa dos interesses da praça de Santos.

Março de 1928 – A Associação Comercial de Santos se mobiliza de imediato e promove arrecadação de recursos para as vítimas de deslizamento no Monte Serrat.

1941 – A Associação Comercial de Santos é reconhecida como instituição representativa dos interesses gerais do comércio da praça de Santos pela Lei Estadual 1.416, de 14 de julho de 1941, e Lei Estadual 2.201, de 10 de outubro de 1927.

2 de setembro de 1941 – A Associação Comercial de Santos é declarada órgão técnico e consultivo do Governo Federal por meio do Decreto 7.770.

15 de outubro de 1949 – O então presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, visita a Associação Comercial de Santos.

29 de janeiro de 1957 – O então presidente da República, Juscelino Kubitscheck, e o então governador de São Paulo, Jânio Quadros, visitam a Associação Comercial de Santos.

Setembro de 1959 – Juscelino Kubitschek faz nova visita à Associação Comercial de Santos.

1972 – A Associação Comercial de Santos realiza a primeira edição do Seminário Internacional de Café de Santos.

16 de maio de 1977 – O então presidente da República, Ernesto Geisel, participa do Seminário Internacional de Santos, promovido pela Associação Comercial de Santos. É a primeira visita de um presidente ao evento.

Setembro de 1981 – A Associação Comercial de Santos inaugura a Sala de Classificação e Prova de Café, no 3.º andar do prédio.

1989 – A Associação Comercial de Santos realiza o primeiro Curso Internacional de Classificação e Degustação de Café, que é hoje referência nacional e mundial, atraindo profissionais do Brasil e do Exterior.

Dezembro de 1989 – Eleito presidente da República, Fernando Collor de Mello visita a Associação Comercial de Santos.

1995 – A Associação Comercial de Santos marca presença no Movimento Centro Vivo, de recuperação do Centro Histórico de Santos.

2002 – A Associação Comercial de Santos participa dos preparativos e é uma das idealizadoras do 1.º Concurso Estadual de Qualidade do Café de São Paulo.

12 de dezembro de 2006 – Inauguração do Posto de Informações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

9 de novembro de 2007 – A Associação Comercial de Santos é eleita Associação Comercial Referência da Região Sudeste 2007, prêmio oferecido pela Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB).

1.º de julho de 2008 – Criação da Associação Comercial de Santos Jovem (ACS Jovem), núcleo de jovens empreendedores com o objetivo de formar novas lideranças com potencial de destaque no cenário empresarial brasileiro, desenvolver redes de relacionamento entre os jovens empresários locais e seus pares espalhados pelo mundo, além de amadurecer o perfil empreendedor da região, como meio de fortalecer a economia.

1.º de agosto de 2008 – Inauguração de Posto de Atendimento da Receita Federal nas instalações da Associação Comercial de Santos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.