Na tarde da última terça-feira (01/08) a Associação Comercial de Santos assinou o Manifesto ESG do Porto de Santos.
O momento foi marcado por um ato solene durante a abertura oficial da II Jornada ESG do Porto de Santos, evento promovido pela Autoridade Portuária de Santos entre os dias 1 e 3 de agosto, com o objetivo de fomentar junto à comunidade portuária uma ampla discussão sobre o tema ESG (sigla em inglês que se refere a boas práticas nos campos ambiental, social e de governança).
O Manifesto é uma proposta de engajamento da Autoridade Portuária de Santos com empresas portuárias, associações e entes interessados rumo à construção de um porto mais sustentável para a comunidade.
Para o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, a assinatura do manifesto representa um marco importante para a entidade. “Através dessa iniciativa, em conjunto com as principais empresas do porto e instituições parceiras, intensificamos a nossa voz e nosso compromisso com a agenda ambiental, social e de governança na nossa região. Assim, podemos potencializar através desses grandes grupos, os benefícios para a nossa sociedade e principalmente aqui na limpeza das nossas praias e do nosso oceano”, enfatiza Mauro.
Confira o Manifesto
O Porto de Santos reconhece a importância dos princípios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG) para o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade corporativa e assume o compromisso, por meio de sua Autoridade Portuária de Santos e demais empresas, de adotar e promover práticas alinhadas com esses valores, com os princípios do Pacto Global e com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Porto de Santos acredita que a adoção de medidas ESG, além de fortalecer sua posição no mercado, contribui para um futuro mais sustentável e inclusivo.