14 de julho de 2011

Alunos japoneses, espanhóis, portugueses e brasileiros de curso da ACS visitarão fazenda de café em Matão

Os alunos japoneses, espanhóis, portugueses e brasileiros do 48.º Curso Internacional de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) farão visita à fazenda Cambuhy, em Matão, no Interior do Estado de São Paulo, a 380 quilômetros do município santista. A visita está programada para esta sexta-feira, 15 de julho de 2011, com retorno a Santos no sábado.

O curso tem 10 alunos japoneses, 3 portugueses, 2 espanhóis, 5 brasileiros e 1 brasileiro-canadense.

A viagem permitirá aos alunos, profissionais do mercado cafeeiro, conhecerem uma plantação de café, observando os pés, o processo de colheita, processamento, beneficiamento e armazenagem.

Este 48.º Curso de Café da ACS é orientado pelos professores Davi Antonio Pinto Teixeira e Nilton Ribeiro, profissionais com ampla experiência na atividade cafeeira.

As aulas têm tradução simultânea do português para o japonês e prosseguirão até 28 de julho, das 8 às 10 horas, na Sala de Classificação e Prova de Café da ACS, na Rua XV de Novembro, 137 – 3.º andar, Centro Histórico.

Fazenda de café

A previsão é de a comitiva chegar à Cambuhy às 13 horas desta sexta-feira. Às 14h30, está programada apresentação sobre a fazenda. Depois, visita à lavoura, ao lavador e ao terreiro.

No sábado, o programa prevê visita ao secador da fazenda às 9h30. Depois, ao armazém e às tulhas e, por fim, ao laboratório.

A partida do grupo com destino a Santos ocorrerá após o almoço de sábado.

A fazenda Cambuhy tem mais de 700 funcionários.

Em 1924, a companhia inglesa Brasil Warrant comprou as Fazendas do Cambuhy, propriedade de 57 mil hectares, área quatro vezes maior que a atual. Tornou-se a maior plantação de café do mundo, administrada por profissionais que vieram de Londres.

Em 1958, Walter Moreira Salles assumiu o controle e nacionalizou a Brasil Warrant, mantendo o nome da empresa. Dos 14 mil hectares atuais, 3.500 correspondem a reservas florestais, incluindo mata nativa de 1.900 hectares. As demais terras são aproveitáveis, ocupadas pelas culturas de laranja, café e seringueira. Mais informações no site www.cambuhy.com

O curso

O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, para formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.

Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas.

Para participar é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Confira mais informações:

Associação Comercial de Santos inicia Curso de Café com 10 japoneses, 2 espanhóis, 3 portugueses, 1 brasileiro-canadense e 5 brasileiros

Alunos japoneses do Curso de Café da Associação Comercial de Santos fazem prova de degustação

Alunos espanhóis, portugueses e brasileiros de curso da Associação Comercial de Santos degustam café

Especialista em sustentabilidade fala a alunos japoneses, espanhóis, portugueses e brasileiros do Curso de Café da ACS

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.