16 de julho de 2012

Alunos japoneses e brasileiros do Curso de Café da Associação Comercial de Santos visitam fazenda no interior de São Paulo

Alunos japoneses e brasileiros do Curso de Café da Associação Comercial de Santos visitam fazenda no interior de São Paulo

Os alunos do 51º Curso de Classificação e degustação de Café da Associação Comercial de Santos tiveram a oportunidade de observar, na prática, o que aprendem durante as aulas, ministradas na Sala de Classificação de Café da ACS, na Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico. Durante uma visita a uma fazenda de café, eles entraram em contato com a realidade que estudam diariamente.

O Curso teve início em 2 de julho de 2012 e termina em 26 do mesmo mês, com uma cerimônia de formatura, na qual os alunos recebem um certificado e uma colher de degustação.

Antes de chegar à fazenda, os alunos conheceram o escritório da Stockler, em Espírito Santo do Pinhal, cidade onde também almoçaram, com a presença do gerente comercial da empresa, Mauricio Gomes Coelho.
 
A visita ao campo foi realizada em 13 de julho de 2012, sexta-feira, no município de Santo Antonio do Jardim, na Fazenda Jaborandi de propriedade do produtor Paulo Scanavachi, sob supervisão do professor do curso, Nilton Ribeiro, e tradução de Sayoko Nakai.

A Fazenda Jaborandi produz, em média, 5 mil sacas beneficiadas de café. A colheita dos 350 mil pés é feita manual e mecanicamente.

Uma vez no local, os visitantes puderam conhecer melhor o método de colheita manual e por meio da colhedeira, máquina que realiza o trabalho mecanicamente substituindo, aproximadamente, 25 pessoas. “A máquina tem a capacidade de colher até dois hectares por dia”, explicou Scanavachi.

Para o professor Nilton Ribeiro, a visita complementa os conhecimentos passados em aula. “Para os alunos, isso é novidade, principalmente para os japoneses que nunca tiveram contato com a realidade das fazendas. Esse tipo de atividade enriquece muito”.

A opinião do aluno Keitaro Nagahara, da MC Coffe, complementa a do professor. “Antes de vir ao Brasil, estudei um pouco sobre as fazendas. Na visita, pude perceber que era exatamente como eu li. Foi como eu imaginava, atendeu todas as minhas expectativas”.

Além do processo de colheita, os alunos tiveram contato com o maquinário que lava e seca o café e todas as etapas de beneficiamento do grão. “Esses procedimentos chamaram minha atenção, desde o processo da colheita até o ensacamento”, ressaltou Nagahara.

 O curso

O Curso de Classificação de Café da ACS começou em 1989, com o objetivo de formar profissionais capazes de identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Desde então, mais de 700 alunos já foram habilitados técnicos.

Além de despertar o interesse de alunos de várias partes do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho, anualmente, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos, especialmente para o curso da ACS.

O curso tem edições em março, maio, julho, setembro e novembro.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends.

As aulas teóricas são ministradas na Sala de Classificação e Prova de Café da Associação Comercial de Santos. Palestras ministradas por especialistas complementam as aulas.

Para participar é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador, além de uma colher de prova de café.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.