17 de março de 2017

Alunos do curso de café da ACS visitam Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café, em Campinas

Alunos do curso de café da ACS visitam Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café, em Campinas

Fonte: Assessoria de imprensa ACS

Os alunos do 63º Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) visitaram, nesta quinta-feira (17), o Centro de Análise e Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café “Alcides Carvalho”, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Lá, eles conheceram a história do Centro, as áreas de plantio de cafés comerciais e um banco de germoplasma, destinado a conservar o patrimônio genético das plantas para pesquisas.

A saída da turma ocorreu às 8h20 na sede da ACS, à Rua XV de Novembro, 137, no Centro de Santos. Ao todo, 12 estudantes participaram da visita técnica.

Após uma parada para o almoço, os alunos seguiram para o Centro de Café Alcides Carvalho, onde foram recebidos pelo diretor Gerson Silva Giomo, que é pesquisador da área de qualidade do café pós-colheita.

Primeiramente, eles degustaram um café desenvolvido no próprio Centro, que completará, em 2017, seus 130 anos. No auditório, assistiram a um vídeo sobre a história e o trabalho realizado. A turma viu, ainda, diferentes amostras de grãos.

“Na equipe temos 15 pesquisadores, além de colaboradores e estudantes, que totalizam 50 pessoas aproximadamente. Realizamos aqui pesquisas de melhoramento genético do café, buscando desenvolver novas espécies com maior produtividade e mais resistência”, explicou Gerson Silva Giomo.

Inclusive, no Centro Alcides Carvalho foram desenvolvidos os tipos Mundo Novo e Catuaí de café arábica, responsáveis por quase 90% da produção de café brasileiro.

Os estudantes puderam conhecer também o banco de espécies especiais (germoplasma), destinado a conservar o patrimônio genético das plantas para uso em pesquisas.

Por fim, foram apresentados à turma diversos tipos de pés de café: pequenos com folhas bem miúdas, altos com folhas imensas e até pés com mais de 10 metros de altura.

Para o professor Nilton Ribeiro, além das aulas práticas e teóricas que os estudantes recebem na ACS, essas visitas técnicas são essenciais para o completo entendimento do processo pelo qual passa o café antes de ser consumido.

“Essa viagem serviu para mostrar a preparação que é feita antes da colheita. Eles já viram como funciona o armazém, também vão conhecer uma torrefação. É preciso que entendam todos os processos, para terem um conhecimento amplo sobre o assunto”.

História do curso

O tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

Para participar do curso é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.

O curso de café da ACS é supervisionado pelo presidente da Associação Comercial de Santos, Roberto Clemente Santini, e pela coordenadora da Câmara Setorial de Exportadores de Café da ACS, Evelyse Lopes.

Mais informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200, ramal 220, e-mail: acs@acs.org.br

Confira a programação (sujeita a alterações):

Dia 20/03/2017

- Preparação de um embarque de M.T.G.B.;

- Classificação para verificar a peneira e o tipo da liga;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 21/03/2017

- Classificação do café por defeitos;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 22/03/2017

- 1º Levantamento de Cafés - Safra 2017/2018 da Conab -  Janeiro/2017;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 23/03/2017

- Classificação de café (defeitos e tipo);

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 24/03/2017

- Maiores países produtores e consumidores de café;

- Café solúvel;

- Café descafeinado;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 27/03/2017

- Palestra: Oscilações do Mercado de Café - Como trabalhar com as bolsas: New York/ Londres/ BMF. Palestrante: Alexandre Ferraz - trader Stockler Comercial e Exportadora de Café LTDA;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 28/03/2017

- Fazer uma liga de G.T.L.B.;

- Verificar a peneira de como ficou e tipo;

- Sala de prova;

- Cup test.

Dia 29/03/2017

- Proposta dos alunos.

Dia 30/03/2017

- Passeio de lancha “PORT TOUR” no Cais de Santos.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.