09 de junho de 2015

Alunos de escola municipal assistem a palestra sobre José Bonifácio na Associação Comercial de Santos

Alunos de escola municipal assistem a palestra sobre José Bonifácio na Associação Comercial de Santos

Estudantes do 4.º ano do Ensino Fundamental da Unidade Municipal de Educação Martins Fontes assistiram a uma palestra sobre José Bonifácio de Andrada e Silva na manhã desta terça-feira, 9 de junho de 2015, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico. A escola Martins Fontes fica na Estrada João Batista, s/n.º, no Morro da Penha.

A apresentação faz parte do programa Centro Vivo, da Secretaria de Educação (Seduc) de Santos, que neste neste mês de junho homenageia José Bonifácio, o Patriarca da Independência, que nasceu em 13 de junho de 1763, em Santos (SP), e faleceu em 6 de abril de 1838, em Niterói (RJ).

A atividade é desenvolvida pela Seduc em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), Rotary Club e Soroptimist Internacional Santos Ponta da Praia.

A exposição da manhã desta terça-feira foi feita pelo pesquisador José Dionísio de Almeida, da Fams, para 25 alunos da escola municipal Martins Fontes, coordenados pelas professoras Andrea Murias Travassos e Cláudia Parecida Ramos Cordeiro e pelo professor Kelber Gazzani.

Adriana Negreiros, da Seção de Projetos (Seprod) da Seduc, afirmou que, neste mês de junho, a proposta é envolver o nome de José Bonifácio, para celebrar a data de nascimento do Patriarca da Independência. A expectativa é que, em setembro, o programa tenha continuidade, para comemorar a Independência.

Marlene Zamariolli, do Rotary Club, informou que o projeto é realizado em parceria também com o Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, liderado por Arlindo Salgueiro. O Rotary conta ainda com a participação de Terezinha Calçada Bastos e Hortênsia Benetti nas atividades.

Antes da palestra, foi exibido um vídeo de 5 minutos sobre a vida de José Bonifácio, da TV Câmara, como forma de introduzir o assunto para os alunos.

O pesquisador Dionísio de Almeida lembrou que José Bonifácio foi um dos construtores do Brasil, declarando que no período de trabalhos em prol do Brasil, de cerca de 1810 a 1838, quando faleceu, fez grandes realizações. "Pouca gente seria capaz, hoje, de fazer o que ele fez um período de cerca de 30 anos", sentenciou. A apresentação durou cerca de meia hora.

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.