O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promoveu apresentações do Ciclo de Palestras de Integração ao Modal Portuário, na tarde desta segunda-feira, 24 de novembro de 2014, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), na Rua XV de Novembro, 137 - 1.º andar, no Centro Histórico.
O ciclo envolve uma série de palestras para introduzir os novos servidores ao sistema do Porto de Santos e do Serviço de Vigilância Agropecuária (SVA) e se estende até sexta-feira, em diversos locais.
O diretor executivo da Associação Comercial de Santos, Marcio Calves, deu as boas-vindas ao pessoal do Ministério da Agricultura.
O chefe do SVA de Santos, Daniel Rocha, apresentou o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), Esequiel Liuson, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA) de São Paulo.
O presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDA), Nívio Perez dos Santos, também participou da abertura dos trabalhos.
Wagner Moreira Gonçalves, gerente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), fez uma exposição sobre o Porto de Santos.
Daniel Rocha abordou as atribuições do Serviço de Vigilância Agropecuária no porto.
Márcio Meleiro, do SVA de Santos, falou sobre educação sanitária.
Na terça-feira, o programa inclui assuntos como o papel do despachante aduaneiro e a fiscalização do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro), a função do recinto alfandegado e a fiscalização do Vigiagro, o Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação (Redex), a Associação Brasileira de Exportadores de Cereais (Anec), a Associação Brasileira de Exportação de Carnes (Abiec) e os sistemas informatizados utilizados pelo Vigiagro.
A programação de quarta-feira abrange temas como a fiscalização de produtos de origem animal comestíveis, de produtos destinados ao uso veterinário e biológico, à alimentação animal, à industrialização, fiscalização de troféus de caça e taxidermia, de material de multiplicação animal, certificação de animais de companhia, provimento de bordo para navios de passageiros e fiscalização de bagagens acompanhadas.
Na quinta-feira, o programa envolve assuntos como importação de produtos de origem vegetal, de bebidas, de material de propagação, de insumos agropecuários (agrotóxicos e fertilizantes), classificação vegetal - legislação e procedimentos operacionais no Porto de Santos, exportação de produtos de origem vegetal e certificação fitossanitária e intercâmbio internacional - Programa Cochran.
Por fim, na sexta-feira, o ciclo se encerra com visita conjunta a terminais de granel vegetal, a moinho e Redex de reinspeção.