Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
Advogados da OAB-Santos assistiram na noite desta quinta-feira (02) uma palestra sobre o funcionamento da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial, que funciona na Associação Comercial de Santos (ACS) desde 14 de fevereiro deste ano.
Intitulada "Advogados na Mediação: Estratégia e Honorários", a palestra, que durou pouco mais de uma hora, foi ministrada por três consultores, mediadores e advogados que explicaram a importância da advocacia na hora de realizar uma mediação. Esse procedimento traz a vantagem de resolver conflitos sem a interferência do Judiciário.
A ideia de levar ao conhecimento dos advogados a forma como se trabalha em uma Câmara de Arbitragem foi do presidente da Comissão de Direito Empresarial Alexandre Salamoni. “A Câmara de Arbitragem é muito importante para a nossa sociedade como um todo. É importante que os advogados tenham ciência do que está acontecendo na nossa cidade e possam se fomentar. Esse trabalho incorpora muito com a nova filosofia do Tribunal que é sempre tentar conciliar e arbitrar os conflitos”.
Para a mediadora e advogada Sílvia Brega, que abriu a palestra, é fundamental que os profissionais de direito entendam a participação deles no procedimento de mediação. “O advogado é o estrategista do cliente. Com o apoio estratégico, ele fará seu cliente entender a importância daquela parte com quem existe o conflito e quais são as alternativas oferecidas”.
Sílvia lembra que é o advogado que dará uma assessoria jurídica na hora de resolver um conflito. “Como o cliente vai saber se o que ele está fazendo é um procedimento legal num ambiente judicial? Ele precisa de um gestor (advogado) que o oriente qual o melhor caminho e assim evitará um novo conflito”. Confira trecho da palestra de Sílvia Brega
Estratégias e procedimentos
As formas e os métodos que podem ser utilizados em um procedimento de Arbitragem ficaram a cargo dos consultores, mediadores e advogados Guilherme Giussani e Marcella Bampi.
Para Giussani, o intuito da palestra foi mostrar aos advogados de Santos quais as estratégias utilizadas no procedimento de mediação em forma de resolução de conflitos de seus clientes. “Viemos mostrar que Câmara de Mediação e Arbitragem tem muita segurança jurídica, muita credibilidade e tem a mesma eficiência e eficácia que o poder judiciário”. Confira a palestra de Guilherme Giussani
Já a advogada Marcella Bampi alertou os profissionais para três vertentes na hora de escolher uma Câmara: credibilidade, regulamento e especialistas.
Além dessa questão, a advogada lembrou que existem serviços como o Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania ), que é um serviço gratuito, porém, a diferença é que o cliente da mesma forma do poder Judiciário, vai depender da burocracia, da estrutura e das regras do Judiciário. “O processo pode demorar seis meses, como um ano, não tem como agilizar”.
Outra forma de agilizar o processo, segundo Marcella, é incluir as cláusulas da CBMAE nos contratos. “Assim qualquer controvérsiasexistente pode ser solucionada de uma maneira mais rápida e eficaz". Confira a palestra de Marcella Bampi
Serviço
Caso sua empresa possua algum tipo de conflito, a CBMAE - Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial - ACS, oferece apoio especializado na busca de acordos entre as partes envolvidas - sejam elas fornecedores, clientes, entre outros envolvidos em relações comerciais.
Descontos: Associados da ACS têm 30% de desconto nas taxas utilizadas na Câmara. Já para associados da OAB, o desconto é de 20%.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cbmae@acs.org.br ou (13) 3212-8200.