08 de maio de 2023

ACS recebe eventos internacionais para debater conservação e futuro dos oceanos

Fonte: Assessoria MCTI e ACS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) anunciam nesta terça-feira (09), no auditório da Associação Comercial de Santos, às 15h, dois editais para apoiar iniciativas que fomentam a cultura oceânica em escolas. O anúncio antecede a realização do Fórum dos Jovens Embaixadores do Oceano, que vai reunir cerca de 120 estudantes de escolas que integram o programa Escola Azul para debater com especialistas em oceano.

O evento contará com a presença de representantes do MCTI, Unifesp, CNPq e Unesco.

O edital Feira de Ciências - Escola Azul vai fomentar trabalhos científicos de estudantes desde o ensino infantil, fundamental, médio e técnico para os temas da cultura oceânica e da ciência básica para o desenvolvimento sustentável. O edital também contempla educação indígena, quilombola e de jovens e adultos. Os trabalhos serão apresentados durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada em outubro. Haverá premiação de bolsas de apoio técnico para os professores e de iniciação científica júnior para os estudantes.

O programa Escola Azul dedica-se à inserção da temática de oceano de modo transversal no currículo escolar. A iniciativa coordenada pelo Maré de Ciência da Unifesp conta, atualmente, com a participação de 45 escolas públicas e privadas brasileiras e está conectada a uma rede internacional presente em 14 países. O programa tem apoio do MCTI e da Unesco.

Já o edial da Olimpíada do Oceano aborda o ensino formal e não-formal para a compreensão do papel do oceano na rotina das pessoas e vice-versa. A novidade da terceira edição é que além da etapa nacional, haverá a etapa internacional. Os medalhistas nas categorias ouro e prata do Brasil vão concorrer com outros países.

A etapa nacional prevê premiação para os alunos de escolas públicas com cem bolsas de iniciação científica júnior que terão duração de dez meses. O edital prevê que 60% das bolsas serão destinadas a meninas.

Na última edição, a competição científica recebeu mais de 11 mil inscrições de todas as unidades da federação, um crescimento de mais de 300% em relação à primeira edição.

Serviço:
Anúncio de editais da 3ª Olimpíada do Oceano e Feira de Ciências Escola Azul
Local: Associação Comercial de Santos
Horário: 15h
Por gentileza, solicitamos aos jornalistas interessados que confirmem presença por meio do e-mail imprensa@mcti.gov.br

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.