30 de setembro de 2020

ACS promove reunião de exportadores de café e armadores para discutir problemas no setor

ACS promove reunião de exportadores de café e armadores para discutir problemas no setor

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

A Câmara de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos (ACS) se reuniu com a Câmara de Navegação e outros armadores no Porto de Santos para identificar o problema na redução da oferta de contêineres nos últimos meses. A reunião ocorreu por videoconferência na tarde desta quarta-feira (30). Entre os participantes, estava o gerente –geral da Happag Lloyd, Nevio Azevedo.

Na última semana, o coordenador da Câmara de Exportadores de Café, Ronald Pires de Moraes, identificou o problema e propôs esse encontro entre armadores e exportadores. "Por causa da pandemia, o aumento do volume das vendas externas em velocidade muito maior do que as importações provocou um desequilíbrio no fluxo dos contêineres para o País. E, por isso, tivemos dificuldades para embarcar o café por não encontrar um equipamento adequado. Sendo que nosso produto (café) tem alto poder de absorção de umidade e odor".

Além da redução do número de contêineres para embarque, os participantes identificaram outros problemas como a falta no cumprimento do booking (ato de garantir o espaço que mais convém dentro do transportador de acordo com a mercadoria em uma data específica), percentual alto de no show (quando a carga não é embarcada) e curto espaço para agendamento do booking, que varia de 6 a 8 semanas, dependendo da armadora.

Com a identificação dos problemas, tanto para o lado de exportadores como para de armadores, o coordenador propôs a revisão e discussão de que cada item para que as operações tenham um resultado mais efetivo. "Os armadores relataram que os números de exportações de café foram muito maiores do que o esperado mas, que para os próximos meses, esta questão de falta de contêineres já será resolvida".

Com relação ao cumprimento do booking e do no show, Ronald explicou que os exportadores fazem de tudo para que as amostras sejam aprovadas pelas empresas exportadoras antes da carga ser embarcada. "É interesse deles embarcar a mercadoria. Segundo os exportadores, quando não embarcam, é tempo e dinheiro perdido". 

Já sobre o aumento do prazo de booking, a Câmara de Navegação da ACS levará o assunto aos integrantes para ver se é possível estender o período de agendamento da carga. “O vice-coordenador da Câmara de Navegação, Alberto Pinheiro, compartilhará essa ideia com os demais para ver a viabilidade da questão”.









 



 



Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.