21 de junho de 2016

ACS Jovem realiza visita técnica em terminal portuário

ACS Jovem realiza visita técnica em terminal portuário

Com o objetivo de conhecer e aprender mais sobre a movimentação portuária, integrantes da Associação Comercial Jovem – ACS Jovem realizaram, na manhã desta terça-feira (21), uma visita técnica à empresa Brasil Terminal Portuário (BTP), um terminal de contêineres e granéis líquidos.

Constituído em 2007, o terminal está localizado na margem direita do Porto de Santos, em uma área antes conhecida como Lixão da Alemoa, que passou por um processo de remediação ambiental.

O coordenador da ACS Jovem Guilherme Fonseca e Silva, que vem promovendo visitas técnicas ao longo de sua gestão, ficou impressionado com o que viu.

“O projeto da BTP é inovador, construído em cima de um lixão com investimentos de R$ 3 bilhões. Eu quis fazer essa visita não só para conhecer mais sobre movimentação portuária, mas também para ver de perto como foi feito esse processo, capaz de transformar um lixão em um terminal desse porte”.

A visita

Primeiramente, o grupo assistiu a uma apresentação sobre a implantação e o funcionamento do terminal. Também foram apresentados aos visitantes os programas ambientais criados pela empresa, 22 no total, desde aqueles relacionados à captação de resíduos até os de controle da dragagem e de espécies marinhas.

Depois, todos seguiram para a sala de simulação, onde os operadores de contêineres passam por treinamento antes de irem a campo. Nesse local, por meio de computadores, é possível simular até mesmo as condições climáticas e a movimentação dos navios, para que se chegue o mais próximo possível do dia a dia de trabalho desses profissionais.

Ao final, o grupo fez um tour de ônibus e pôde ver de perto como é feita a retirada de contêineres dos navios. Os visitantes conheceram, ainda, as grandes máquinas que executam essa movimentação.

Mas, não foram só as máquinas que chamaram a atenção. Guilherme ressaltou a importância de investir em pessoas qualificadas, outra característica importante da BTP, segundo ele.

“É uma empresa organizada que se preocupa em qualificar e treinar seus funcionários. Esse é um importante exemplo para jovens empreendedores, uma vez que investir em pessoas é imprescindível”.

Por fim, ele lembrou que conhecer exemplos como este permite ao jovem empresário aprender que planejamento e pesquisa são necessários não só para se conquistar um lugar no mercado, mas também para destacar-se nele.

“É preciso ter equipamentos de ponta, reunir os melhores profissionais, organizar tudo isso e, é claro, investir em pesquisa. É a união desses fatores que transforma um terminal em uma BTP”.

Sobre a BTP

A BTP é uma joint-venture entre os grupos internacionais Terminal Investment Limited (TIL), com sede em Bergen op Zoom, na Holanda e APM Terminals, com sede em Haia, também na Holanda; ambos com vasta experiência em construção, gerenciamento e operação portuária em dezenas de países e culturas ao redor do mundo.

O terminal tem capacidade de movimentação de 2,5 milhões de TEUs e capacidade projetada de movimentação de 2,0 milhões de toneladas de granéis líquidos.

Possui em seu quadro cerca de 650 colaboradores diretos, gerando mais de 1.000 empregos diretos e outros 9.000 indiretos quando em plena capacidade. Para tanto, investe, constantemente, em treinamento e qualificação profissional.

 

 

 

 

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.