Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Associação Comercial de Santos (ACS) formou a 68ª turma do Curso de Classificação e Degustação de Café. Ao todo, oito alunos receberam os diplomas.
A formatura foi realizada às 17h30 no Auditório da Associação (Rua XV de Novembro, 137, Centro de Santos), no 1.º andar, e contou com a participação do especialista em certificações de café, Soren Knudsen; coordenador da Câmara Setorial de Café da ACS, Moacir Delfim Leite Soares; e do diretor-executivo da ACS, Marcio Calves.
No discurso de abertura, Moacir Soares falou sobre a tradição do curso da ACS. "A Associação inaugurou a sua primeira sala de classificação em 1981. Em 1989, nós começamos a fazer o curso de classificação e estamos atingindo atingido a marca de 850 classificadores de café capacitados por nós”.
O coordenador também ressaltou a importância do produto no país. “O café é o principal gerador de postos de trabalho na agropecuária nacional. É responsável pela geração de mais de oito milhões de empregos no Brasil. Não tenham dúvidas que o mercado de café exige aprimoramento técnico. A necessidade de aperfeiçoar o conhecimento deve ser constante, o mundo a cada dia é mais exigente. Cada dia é um aprendizado novo. A partir de hoje, vocês também serão representantes da nossa Associação Comercial. Parabéns a cada um de vocês”.
O professor Nilton Ribeiro relembrou a trajetória das aulas e elogiou o grupo. “Parabéns a essa turma maravilhosa pelo empenho demonstrado em aprender. Desejo que esse curso possa ajudá-los a concretizar sonhos em seus lugares de trabalho”.
Após colocar a música do filme Missão Impossível, o orador da turma Leonardo Fernandes de Souza, explicou o motivo de escolher a sonora tão marcante: “Muitos de nós acreditávamos que seria impossível distinguir os diferentes sabores e características dos cafés. Mas, depois de muito treinamento e degustações diárias, estamos aptos a distinguir as variações e as peculiaridades do café.
Também agradeceu aos professores do curso e funcionários da ACS”. Leonardo também falou sobre a importância do que foi passado durante as aulas desde o plantio, colheita e beneficiamento. “Foi muito legal e proveitoso todas as visitas que fizemos. Na fazenda, nos armazéns e nas empresas relacionas ao café. Aprendemos a ter uma apreciação aprimorada e tenho certeza que cada um de nós conseguirá atingir os seus nossos objetivos “.
História do curso
O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.
Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso da ACS é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos especialmente para o curso da Associação Comercial.
São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.
Para participar, é necessário ter 18 anos de idade, cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, atestado de sanidade bucal emitido por profissional habilitado e cópia da carteira de identidade (RG) ou passaporte.
Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador.
Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-8200 ou pelo e-mail: acs@acs.org.br