A Associação Comercial de Santos (ACS) celebrou a formatura da 85ª turma do tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café nesta sexta-feira (14). Reconhecido por formar especialistas na arte e técnica de avaliar o café, o curso é uma das iniciativas de maior destaque da ACS no fortalecimento da cadeia cafeeira.
Os 11 alunos receberam seus certificados e comemoraram mais um passo em suas trajetórias profissionais. No dia do encerramento, eles assistiram a uma palestra com o Gerente de Logística e Execução da associada COFCO International, Hamilton Almeida Sá Júnior, sobre o mercado cafeeiro.
Ao longo das aulas, iniciadas no último dia 3, eles tiveram contato com conhecimentos técnicos sobre a classificação e degustação, além de experiências práticas que os preparam para atender às exigências do mercado.
Um dos pontos altos foi a visita técnica ao Centro de Preparação de Café no Museu do Café de Santos. Segundo o Q-Grader e professor do curso da ACS, Pedro Pascoal, a atividade proporcionou uma imersão em conhecimento técnico e prático sobre o universo do café, reforçando a importância da troca de experiências e do aprendizado contínuo.
Aprovação - A professora de barista Maysa Gomes Martins veio de Rio Claro, interior de São Paulo, para o curso da ACS. “Trabalho com a bebida desde 2019 e vim para conhecer as etapas anteriores a chegada da bebida na xícara e saber mais sobre esse mercado”.
Da Cidade, o auxiliar de classificação Bruno dos Santos já trabalha na área e está aproveitando a oportunidade que a empresa lhe deu para se aprimorar. “Gosto de trabalhar com café e sei da importância que ele tem para o mundo”.
Tradição - O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios. Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, também é reconhecido pelos principais países consumidores.