O terceiro presidente da história da Associação Comercial de Santos (ACS), Francisco de Paula Ribeiro, o Chico de Paula, será tema do programa Porto 360, da TV Tribuna, na manhã do sábado (31/1). Parte das gravações aconteceram na sede da ACS nesta quarta-feira (21) na Sala da Presidência e no auditório, onde fica a tradicional galeria de quadros de ex-presidentes da instituição.
Na ACS, o apresentador Maxwell Rodrigues entrevistou o jornalista e pesquisador, Sérgio Willians, sobre a importância de Chico de Paula para a modernização do Porto de Santos: da estrutura rudimentar dos trapiches para o porto organizado com o primeiro trecho inaugurado em 2 de fevereiro de 1892.
“O Francisco de Paula foi uma das figuras que defendeu que Santos precisava de um porto organizado. Ele fez lobby junto ao Governo Provincial e convenceu o cunhado Eduardo Guinle a investir na construção do Porto. Ele foi também o primeiro superintendente do Porto de Santos”, destacou Willians, durante a entrevista.
Varredor – Francisco de Paula Ribeiro nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e chegou a Santos com 17 anos em 1868. Começou a ganhar a vida varrendo armazéns portuários. Muito inteligente e empreendedor, logo entendeu sobre o funcionamento das atividades portuárias e como elas poderiam melhorar com a modernização da estrutura.
Tornou-se comerciante de café e, em 1885, chegou à diretoria da Associação Comercial de Santos, tornando-se, posteriormente, o terceiro presidente da entidade.
Essencialmente voltado para atividades retroportuárias, o bairro da Zona Noroeste denominado Chico de Paula é uma homenagem ao empreendedor Francisco de Paula Ribeiro e ao legado que deixou para a Cidade e o Porto.