Fonte: Departamento de Comunicação da ACS
A Associação Comercial de Santos (ACS) foi homenageada pelos seus 150 anos de existência em uma sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Santos, na noite desta quarta-feira (27). A propositura da sessão foi do vereador e presidente da Câmara, Adilson Santos Júnior.
Em uma noite de muitas homenagens, o prefeito de Santos, Rogério Santos, abriu a cerimonia falando da importância da Casa para o Município. "A Associação é o reflexo de preocupação com a nossa gente. Sabe o que é democracia e ouve opiniões divergentes. As pessoas passam, mas as instituições ficam".
A retomada da pandemia foi relatada pelo prefeito, que enfatizou o apoio da instituição nesse momento tão difícil. "Não posso deixar de dizer que a ACS trabalhou junto à Prefeitura durante a pandemia no que diz respeito à assistência social, à doação de cestas básicas, e, na interlocução com grandes empresas para ajudar no combate ao Covid-19".
O presidente da Câmara, Adilson Júnior, abriu seu discurso também falando das dificuldades e aprendizados que a pandemia trouxe e no legado que podemos deixar. "Precisamos seguir construindo pontes e não barreiras. Ser reconhecido pelo cuidado e zelo à população e ser uma instituição centenária é um privilégio que poucos conseguem".
Já o presidente da ACS, Mauro Sammarco, abriu seu discurso fazendo uma homenagem ao diretor de Relações Governamentais da associada Cargill Agrícola S.A,, Clythio Van Buggenhout, que faleceu nesta quarta-feira.
Depois contou toda a importância da ACS desde a sua fundação, quando a ACS chegou a exercer a função de prefeitura por alguns dias. A ligação com o setor do café e o Porto de Santos também foram destaques em sua fala. "Há alguns anos, a ACS iniciou um caminho de ressignificação de seu papel, ampliando horizontes em termos de campos de ação. A cidade de Santos já não vive mais exclusivamente nas atividades da Praça. Hoje, outros setores da economia local geram empregos, rendas e oportunidades ".
Outro destaque, relatado por Sammarco, é que hoje a instituição está ainda mais moderna e inicia um Grupo de Trabalho com os preceitos de ESG. "Atuamos para que as operações sejam sustentáveis. Nesta quinta-feira, teremos um evento em nossa casa onde entregaremos ao prefeito de Santos, uma propositura para implantação do IPTU Verde. A intenção é que incentive a sociedade a implantar medidas sustentáveis.
Também participaram da cerimônia, o diretor-presidente do Grupo Tribuna e ex-presidente da ACS (2014 a 2020), Roberto Clemente Santini, o capitão dos Portos Marcelo de Oliveira Sá, a delegada da Polícia Federal Luciana Fuschini Nave e o o vice-presidente da Câmara Fabrício de Oliveira, além de autoridades, políticos, empresários, associados e colaboradores